AUTISMO E EDUCAÇÃO: O PROCESSO INCLUSIVO DO ALUNO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Francis Cristina Paes Preza Ecco Faculdade Integrada - IVE
  • Luiza Helena Nadaleti Dutra Faculdade de Educação São Luís

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11393

Palabras clave:

Autismo. Inclusão. Professor. Escola.

Resumen

Não se pode negar que existem algumas mudanças em curso na sociedade que afetam diretamente o ambiente escolar. No mesmo contexto, é crescente a demanda por alunos que necessitam de apoio individual, e por isso a escola deve mudar as relações de cuidado desse grupo. Dessa forma, a inclusão melhora esse processo. Para tanto, a pesquisa limitou-se aos alunos com transtorno do espectro do autismo, sendo necessário compreender teoricamente como ocorre sua participação no ensino regular. Ressalta-se que os alunos autistas necessitam de mecanismos eficazes de participação no ambiente escolar para melhorar suas habilidades. Portanto, o professor necessita de formação contínua para garantir condições mínimas de igualdade para esses alunos em termos de aprendizagem. Assim, a inclusão dos alunos autistas nas classes primárias do ensino fundamental é necessária e deve ser implementada no ensino regular para que a educação com as diferenças ofereça comunicação e respeito à diversidade.

Biografía del autor/a

Francis Cristina Paes Preza Ecco, Faculdade Integrada - IVE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Docência na Educação Especial pelo Instituto Varzeagrandense de Educação e Faculdade Integrada - IVE.

Luiza Helena Nadaleti Dutra, Faculdade de Educação São Luís

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Outro Preto – UFOP, Especialista em Letramento e Alfabetização pela Faculdade de Educação São Luís.

Publicado

2023-10-16

Cómo citar

Ecco, F. C. P. P., & Dutra, L. H. N. (2023). AUTISMO E EDUCAÇÃO: O PROCESSO INCLUSIVO DO ALUNO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2186–2194. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11393