O LÚDICO COMO MEIO DE MITIGAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Matheus Felipe Oliveira de Lima Universidad del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11366

Palabras clave:

Ludicidade. Jogos. Aprendizagem. Matemática.

Resumen

É sabido que a Ludicidade consiste em um recurso excelente para o desenvolvimento do adolescente. O uso de jogos nas aulas de matemática tem contribuido de modo significativo para uma melhor qualidade do ensino e da aprendizagem dessa disciplina. Com o objetivo de observar e discutir   contribuições do “jogo de regra” na educação matemática para a recuperação da aprendizagem, foi realizada uma pesquisa com uma amostra de estudantes com dificuldades em matemática no  8º do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Alcides, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para isso foram feitas observações por meio de acompanhamento diário sistemático e dialógico, estabelecendo-se contexto educativo, bem como identificadas as concepções gerais sobre aprendizagem matemática dos alunos por meio de um questionário, identificando a predisposição inicial do estudante para a matemática. Posteriormente foi realizado um seminário de planejamento e construído o plano      de ação da pesquisa. Uma seleção de jogos utilizados nas intervenções em sala de aula foi feita procurando nos pressupostos piagetiano a base para as intervenções. Na última etapa, foram realizadas dez intervenções em sala de aula com jogos matemáticos de regras, onde foram aplicados  questionários investigativos. Além disso foi solicitado aos estudantes uma produção textual relatando suas vivências, percepções e opiniões sobre as oficinas. Os resultados da pesquisa revelaram que os jogos potencializam a socialização de modo prazeroso e divertido por meio da competição, ao mesmo tempo, em que desenvolve o raciocínio lógico e crítico de maneira motivadora. Concluiu-se que o “jogo de regra” é capaz de mitigar as consequências do erro; contextualiza o conteúdo e aproxima o estudante com dificuldade de aprendizado da linguagem matemática, proporcionando o desenvolvimento de sua autonomia e consequente recuperação das dificuldades.

Biografía del autor/a

Matheus Felipe Oliveira de Lima, Universidad del Sol

Mestre em Ciências da Educação (Ciencias del la Educación), Universidad del Sol.

Publicado

2023-10-17

Cómo citar

Lima, M. F. O. de. (2023). O LÚDICO COMO MEIO DE MITIGAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2370–2386. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11366