EXPLORANDO O MUNDO EM 3D NO ENSINO DE GEOGRAFIA COM ÓCULOS VIRTUAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11223Palabras clave:
Estágio Supervisionado. Realidade Virtual. Tecnologia.Resumen
O estágio supervisionado é uma etapa crucial na formação acadêmica, especialmente para estudantes de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. Ele proporciona uma integração no ambiente escolar e um contato direto com a realidade educacional, oferecendo a oportunidade de conhecer diferentes abordagens pedagógicas e perfis de professores, permitindo que os futuros profissionais adquiram habilidades práticas e experiências valiosas para suas carreiras. Na área de computação, o estágio proporciona a chance de vivenciar situações reais, aplicando essas experiências de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, usando ferramentas tecnológicas e métodos inovadores para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O estágio supervisionado foi realizado na Escola Estadual Educandário Santa Rita, localizada no município de Lábrea, Amazonas. A realização do estágio supervisionado contribuiu para uma investigação sobre o potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs) no ensino, especificamente o uso da Realidade Virtual (RV) como ferramenta pedagógica. O estudo envolveu alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e teve como objetivo tornar as aulas de Geografia mais dinâmicas e envolventes. A RV despertou grande interesse entre os alunos, que, embora já familiarizados com novas tecnologia ainda não haviam experimentado à RV. Durante as aulas, os estudantes puderam explorar navios e trens de carga em ambientes virtuais, relacionando diretamente o conteúdo de geografia, assunto meios de transporte. A avaliação dos alunos quanto a nova forma de apresentar o conteúdo revelou que a grande maioria apreciou o uso da RV como ferramenta de aprendizagem, achando as aulas mais úteis e estimulantes despertando maior interesse pela disciplina de geografia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição CC BY