EXPLORANDO O MUNDO EM 3D NO ENSINO DE GEOGRAFIA COM ÓCULOS VIRTUAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores/as

  • Marinilson Ferreira da Silva Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Eunicio Gomes Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Borrosa Matias Rodrigues Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Ester Figueiredo Araújo Universidade Minho em Portugal
  • Julio Ferreira Falcão Instituto Federal de Educação
  • Douglas Wilson da Silva Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Kellys Miguel Batista Centro Universitário Internacional-UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11223

Palabras clave:

Estágio Supervisionado. Realidade Virtual. Tecnologia.

Resumen

O estágio supervisionado é uma etapa crucial na formação acadêmica, especialmente para estudantes de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. Ele proporciona uma integração no ambiente escolar e um contato direto com a realidade educacional, oferecendo a oportunidade de conhecer diferentes abordagens pedagógicas e perfis de professores, permitindo que os futuros profissionais adquiram habilidades práticas e experiências valiosas para suas carreiras. Na área de computação, o estágio proporciona a chance de vivenciar situações reais, aplicando essas experiências de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, usando ferramentas tecnológicas e métodos inovadores para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O estágio supervisionado foi realizado na Escola Estadual Educandário Santa Rita, localizada no município de Lábrea, Amazonas. A realização do estágio supervisionado contribuiu para uma investigação sobre o potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDCIs) no ensino, especificamente o uso da Realidade Virtual (RV) como ferramenta pedagógica. O estudo envolveu alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e teve como objetivo tornar as aulas de Geografia mais dinâmicas e envolventes. A RV despertou grande interesse entre os alunos, que, embora já familiarizados com novas tecnologia ainda não haviam experimentado à RV. Durante as aulas, os estudantes puderam explorar navios e trens de carga em ambientes virtuais, relacionando diretamente o conteúdo de geografia, assunto meios de transporte. A avaliação dos alunos quanto a nova forma de apresentar o conteúdo revelou que a grande maioria apreciou o uso da RV como ferramenta de aprendizagem, achando as aulas mais úteis e estimulantes despertando maior interesse pela disciplina de geografia.

Biografía del autor/a

Marinilson Ferreira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Graduando do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Centro de Estudos Superiores de Lábrea da Universidade do Estado do Amazonas.

Eunicio Gomes Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Última titulação:  Graduando do curso de  Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Vinculado: Centro de Estudos Superiores de Lábrea da Universidade do Estado do Amazonas (Cesla/UEA).

Borrosa Matias Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Última titulação:  Graduando do curso de  Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Vinculado: Centro de Estudos Superiores de Lábrea da Universidade do Estado do Amazonas (Cesla/UEA)

Ester Figueiredo Araújo, Universidade Minho em Portugal

Doutorado - Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Minho em Portugal.
Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc).

Julio Ferreira Falcão, Instituto Federal de Educação

Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Lábrea. 

Douglas Wilson da Silva Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestrado - Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Lábrea. 

Kellys Miguel Batista, Centro Universitário Internacional-UNINTER

Graduando em licenciatura em ciências biológicas, UNINTER - Centro Universitário Internacional.

Publicado

2023-10-16

Cómo citar

Silva, M. F. da, Rodrigues, E. G., Rodrigues, B. M., Araújo, E. F., Falcão, J. F., Monteiro, D. W. da S., & Batista, K. M. (2023). EXPLORANDO O MUNDO EM 3D NO ENSINO DE GEOGRAFIA COM ÓCULOS VIRTUAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2137–2148. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11223