GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO E PREVENÇÃO DOS ERROS PRÉ-ANALÍTICOS EM EXAMES LABORATORIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11163Palabras clave:
Erros pré-analíticos. Gamificação. Metodologia ativa. Exames laboratoriais. Ensino na área da saúde.Resumen
Cerca de 70% dos erros em exames laboratoriais ocorrem na fase pré-analítica. Ela corresponde a solicitação de exames, preparo do paciente, coleta, transporte e preparo da amostra. Visando prevenir erros cometidos nessa fase dos exames, surge a necessidade de busca por meios inovadores para melhorar a qualidade na formação de profissionais capacitados para atuação na área da saúde e, consequentemente, a necessidade de metodologias que auxiliem no ensino da fase pré-analítica dos exames laboratoriais. Entre as ferramentas inovadoras no método de ensino na área da saúde, a gamificação tem se mostrado promissora, propondo, por meio de jogos, trabalhar o raciocínio clínico e a tomada de decisão, promovendo a aprendizagem participativa e o engajamento do estudante. Este estudo se trata de uma revisão integrativa de caráter qualitativo, seguindo critérios de inclusão e exclusão de artigos para pesquisa de dados utilizando palavras e termos como “gamificação no ensino na área da saúde”, “erros pré-analíticos”, “exames laboratoriais”, “metodologia ativa” e “ensino na área da saúde”. Os critérios de exclusão contemplaram a eliminação de artigos com mais de cinco anos de publicação e aqueles que não estavam relacionados aos temas de interesse do artigo. Não foram encontrados artigos publicados com a aplicação da gamificação na prevenção de erros pré-analíticos, com base nos resultados da aplicação da gamificação no ensino de outras vertentes da área da saúde, pode-se concluir que a gamificação se classifica como potencial ferramenta auxiliar na educação de discentes da graduação em Biomedicina e análises clínicas, assim como para treinamento de profissionais que atuam em laboratórios, com o objetivo da redução dos erros pré-analíticos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY