GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO E PREVENÇÃO DOS ERROS PRÉ-ANALÍTICOS EM EXAMES LABORATORIAIS

Autores/as

  • Alessandra dos Santos Soares UniLS - Centro Universitário
  • Franciele Julia dos Santos Silva UniLS - Centro Universitário
  • Lya Raquel de Macedo Fernandes UniLS - Centro Universitário
  • Nara Rúbia Souza UniLS - Centro Universitário
  • Vaneza de França Lima UniLS - Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11163

Palabras clave:

Erros pré-analíticos. Gamificação. Metodologia ativa. Exames laboratoriais. Ensino na área da saúde.

Resumen

Cerca de 70% dos erros em exames laboratoriais ocorrem na fase pré-analítica. Ela corresponde a solicitação de exames, preparo do paciente, coleta, transporte e preparo da amostra. Visando prevenir erros cometidos nessa fase dos exames, surge a necessidade de busca por meios inovadores para melhorar a qualidade na formação de profissionais capacitados para atuação na área da saúde e, consequentemente, a necessidade de metodologias que auxiliem no ensino da fase pré-analítica dos exames laboratoriais. Entre as ferramentas inovadoras no método de ensino na área da saúde, a gamificação tem se mostrado promissora, propondo, por meio de jogos, trabalhar o raciocínio clínico e a tomada de decisão, promovendo a aprendizagem participativa e o engajamento do estudante. Este estudo se trata de uma revisão integrativa de caráter qualitativo, seguindo critérios de inclusão e exclusão de artigos para pesquisa de dados utilizando palavras e termos como “gamificação no ensino na área da saúde”, “erros pré-analíticos”, “exames laboratoriais”, “metodologia ativa” e “ensino na área da saúde”. Os critérios de exclusão contemplaram a eliminação de artigos com mais de cinco anos de publicação e aqueles que não estavam relacionados aos temas de interesse do artigo. Não foram encontrados artigos publicados com a aplicação da gamificação na prevenção de erros pré-analíticos, com base nos resultados da aplicação da gamificação no ensino de outras vertentes da área da saúde, pode-se concluir que a gamificação se classifica como potencial ferramenta auxiliar na educação de discentes da graduação em Biomedicina e análises clínicas, assim como para treinamento de profissionais que atuam em laboratórios, com o objetivo da redução dos erros pré-analíticos.

Biografía del autor/a

Alessandra dos Santos Soares, UniLS - Centro Universitário

Graduanda em Biomedicina, Uni LS - Centro Universitário. 

Franciele Julia dos Santos Silva, UniLS - Centro Universitário

Graduanda em Biomedicina, Uni LS - Centro Universitário. 

Lya Raquel de Macedo Fernandes, UniLS - Centro Universitário

Graduanda em Biomedicina, UniLS - Centro Universitário. 

Nara Rúbia Souza, UniLS - Centro Universitário

Docente e Mestre em Microbiologia (UnB), UniLS - Centro Universitário. 

Vaneza de França Lima, UniLS - Centro Universitário

Docente e bacharel em Biomedicina (UDF), UniLS - Centro Universitário. 

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

Soares, A. dos S., Silva, F. J. dos S., Fernandes, L. R. de M., Souza, N. R., & Lima, V. de F. (2023). GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO E PREVENÇÃO DOS ERROS PRÉ-ANALÍTICOS EM EXAMES LABORATORIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 322–335. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11163