O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II

Autores/as

  • William Maia da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Illgner Anderson Moraes de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Franciano Antunes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11162

Palabras clave:

Recursos tecnológicos. Ensino aprendizagem. Estágio II.

Resumen

O uso de recursos tecnológicos na educação básica é um tema cada vez mais presente na atualidade. Com a evolução da tecnologia e o contexto social contemporâneo é fundamental que as escolas incorporem esses recursos em suas práticas pedagógicas, visando à melhoria da qualidade de ensino e à formação de alunos críticos e preparados para a sociedade da informação. Durante o estágio supervisionado em computação II abstraímos as habilidades aprendidas na universidade a fim de desenvolver na prática como futuro docente, ensinando conhecimento através das ferramentas tecnológicas tanto para os professores, quanto para os alunos de uma escola pública Estadual de Ensino Médio. O objetivo principal é utilizar recursos tecnológicos para aprimorar metodologia e processo de ensino de modo a aumentar o engajamento dos alunos nas atividades propostas. Para isso, utilizou-se de diversos recursos, tais como computadores, aplicativos educativos, jogos digitais, vídeos e apresentações multimídias, que serão descritos ao longo deste trabalho. Nesse sentido, colocamos em prática tal metodologia de modo que, professores e alunos conseguiram abstrair o máximo de conhecimento na área de cultura digital, de forma transdisciplinar, junto às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Deve-se levar em conta que a área de Cultura Digital abrange todas as áreas de ensino, sendo que, utilizamos a matéria para demonstrar o uso das ferramentas digitais, apresentadas ao longo deste trabalho, na concepção de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, com finalidade de tornar as aulas mais atrativas. Dessa forma, ao final da regência, conseguimos atender a demanda tanto dos professores, quanto dos alunos, na qual, relataram a satisfação com aulas diferenciadas, no estímulo em aprender conteúdo das disciplinas de forma diversificada e práticas contextualizadas de forma aplicada em seu dia-a-dia. Ao longo do texto é perceptível que as escolas e os educadores estejam preparados para lidar com novas dinâmicas docentes de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

William Maia da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciando em Computação - Universidade do Estado do Amazonas - (UEA) Orcid: 0009-0007-3980-7361. 

Illgner Anderson Moraes de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Engenharia de Software - Universidade Federal do Amazonas - (UFAM), Orcid: 0000-0003-4070-9738.

Franciano Antunes, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Computação Aplicada - Universidade Estadual do Ceará, Orcid: 0000-0003-1839-3300. 

Publicado

2023-09-29

Cómo citar

Silva, W. M. da, Souza, I. A. M. de, & Antunes, F. (2023). O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 195–206. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11162