O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11162Palabras clave:
Recursos tecnológicos. Ensino aprendizagem. Estágio II.Resumen
O uso de recursos tecnológicos na educação básica é um tema cada vez mais presente na atualidade. Com a evolução da tecnologia e o contexto social contemporâneo é fundamental que as escolas incorporem esses recursos em suas práticas pedagógicas, visando à melhoria da qualidade de ensino e à formação de alunos críticos e preparados para a sociedade da informação. Durante o estágio supervisionado em computação II abstraímos as habilidades aprendidas na universidade a fim de desenvolver na prática como futuro docente, ensinando conhecimento através das ferramentas tecnológicas tanto para os professores, quanto para os alunos de uma escola pública Estadual de Ensino Médio. O objetivo principal é utilizar recursos tecnológicos para aprimorar metodologia e processo de ensino de modo a aumentar o engajamento dos alunos nas atividades propostas. Para isso, utilizou-se de diversos recursos, tais como computadores, aplicativos educativos, jogos digitais, vídeos e apresentações multimídias, que serão descritos ao longo deste trabalho. Nesse sentido, colocamos em prática tal metodologia de modo que, professores e alunos conseguiram abstrair o máximo de conhecimento na área de cultura digital, de forma transdisciplinar, junto às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Deve-se levar em conta que a área de Cultura Digital abrange todas as áreas de ensino, sendo que, utilizamos a matéria para demonstrar o uso das ferramentas digitais, apresentadas ao longo deste trabalho, na concepção de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, com finalidade de tornar as aulas mais atrativas. Dessa forma, ao final da regência, conseguimos atender a demanda tanto dos professores, quanto dos alunos, na qual, relataram a satisfação com aulas diferenciadas, no estímulo em aprender conteúdo das disciplinas de forma diversificada e práticas contextualizadas de forma aplicada em seu dia-a-dia. Ao longo do texto é perceptível que as escolas e os educadores estejam preparados para lidar com novas dinâmicas docentes de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY