AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMA- CAMPUS BARRA DO CORDA: O QUE DIZ OS ASPECTOS CONCEITUAIS E LEGAIS?

Autores/as

  • Francisca Jelma da Cruz Sousa Instituto Federal do Maranhão- IFMA
  • Antonia Edna Brito UFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11118

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem. Cursos Técnicos. Aspectos Legais e conceituais.

Resumen

Este estudo tem como objeto de pesquisa as práticas avaliativas legais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), partindo da seguinte questão-problema: Quais os efeitos das concepções de avaliação da aprendizagem de professores da EPT do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no desenvolvimento de suas práticas docentes no que se refere aos aspectos legais? A relevância da pesquisa se explica em razão de a avaliação da aprendizagem abranger as seguintes dimensões: dimensão pessoal (relaciona-se com a profissão); dimensão social (aprofunda reflexões sobre avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Tecnológica-EPT), dimensão acadêmica (contribui com reflexões sobre avaliação na educação profissional e tecnológica). Explica que a avaliação da aprendizagem é compreendida como instrumento importante no processo de ensinar e de aprender na EPT, visando à construção do conhecimento, à discussão de ideias promovendo uma atividade investigativa e à utilização de instrumentos variados. A temática em estudo apoia-se em autores que discutem a avaliação da aprendizagem, a exemplo de, Hofmann (2011), afirmando que a avaliação tem uma função mediadora e investigativa. Sobre educação profissional e tecnológica, apoia-se nos estudos de Pacheco (2014). Em relação aos aspectos metodológicos, desenvolve-se com base na abordagem biográfica e na pesquisa narrativa dialogando, entre outros, com Souza (2006) e a escrita dos memoriais de formação, dispositivo em que o sujeito relata acontecimentos que são ou foram importantes em sua trajetória de vida, fundamentado em Passeggi (2008), dentre outros autores. O estudo tem como cenário o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Barra do Corda e conta com a colaboração de professores que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O estudo evidenciou a correlação entre as concepções de avaliação da aprendizagem e o delineamento das práticas docentes com base nos dispositivos legais no contexto nacional e no contexto do IFMA. O estudo resultou em evidências que as práticas avaliativas focadas apenas na busca de resultados por meio dos dispositivos legais contribuem para o engessamento das práticas dos professores e, consequentemente, para restrições na formação profissional dos estudantes.

Biografía del autor/a

Francisca Jelma da Cruz Sousa, Instituto Federal do Maranhão- IFMA

Doutora em Educação- UFPI, Professora do Instituto Federal do Maranhão.

Antonia Edna Brito, UFPI

Doutora em Educação, Professora PPEGEd -UFPI.

Publicado

2023-09-28

Cómo citar

Sousa, F. J. da C., & Brito, A. E. (2023). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMA- CAMPUS BARRA DO CORDA: O QUE DIZ OS ASPECTOS CONCEITUAIS E LEGAIS?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2908–2923. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11118