ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DA ANNONA MURICATA COMO PLANTA MEDICINAL

Autores/as

  • Danielly Ramila Sousa Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Walter Dias Junior Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11088

Palabras clave:

Graviola. Planta Medicinal. Uso terapêutico.

Resumen

A busca por métodos alternativos para restabelecimento da saúde faz com que a população recorra a utilização de plantas medicinais. Dentre a grande variedade de plantas com potencial terapêutico utilizadas no Brasil a Annona muricata (graviola) se destaca pelas diversas indicações de uso. O estudo teve por objetivo quantificar a produção cientifica sobre a utilização da Annona muricata como planta medicinal publicada no Google Acadêmico no período de 2000 a 2021. Trata-se de uma análise cienciométrica de caráter qualitativo, no qual 298 artigos foram analisados, e dos quais 155 descreveram algum efeito terapêutico da Annona muricata, 82 mostram o conhecimento popular e 15 descreveram os compostos químicos da gravioleira. A descrição sobre indicações de uso foi encontrada em 31 publicações, sendo a utilização no combate ao câncer a mais descrita. Verificou-se a necessidade de mais estudos sobre o uso terapêutico da Annona muricata, com objetivo de se padronizar uma dose segura de consumo.

Biografía del autor/a

Danielly Ramila Sousa Costa, Universidade Estadual de Goiás

Enfermeira Graduada pela Universidade Estadual de Goiás.  

Walter Dias Junior, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Fisiologia Geral- Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP) Formado em Agronomia- Universidade Federal de Lavras-UFLA. 

Publicado

2023-10-10

Cómo citar

Costa, D. R. S., & Dias Junior, W. (2023). ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DA ANNONA MURICATA COMO PLANTA MEDICINAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1406–1418. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11088