O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
4a Edição
Palabras clave:
Lúdico. Recurso didático. Educação InfantilResumen
APRESENTAÇÃO
Este livro é resultado de uma pesquisa bibliográfica que visa subsidiar a prática docente de professores da educação infantil, pois é notória a carência de práticas que interessem ao lúdico neste nível de ensino onde muitas escolas priorizam o ensino formal de conhecimentos acadêmicos em leitura, matemática e escrita sem se preocupar com a ludicidade que permeia o universo infantil.
O livro enfatiza a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras que permeiam o mundo infantil, e enfatiza que o brincar é uma característica decisiva da infância. É relevante porque levanta a importância do brincar para a aprendizagem das crianças e chama a atenção dos professores para a mesma importância como referência conceitual para a educação infantil, em suas práticas pedagógicas. A pesquisa concluiu, por fim, que a ludicidade ajuda a melhorar o processo de ensino, toda criança tem o direito de brincar, por meio dessa atividade as crianças podem equilibrar as tensões geradas em seu mundo cultural e construir sua marca pessoal e personalidade. A ludicidade contribui para o desenvolvimento motor, social, emocional, afetivo e cognitivo das crianças.
Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de crianças de diferentes culturas. Uma revisão da literatura sobre o tema mostra que os jogos e brincadeiras são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social, afetivo e cultural das crianças.
Com base nesta hipótese, o objetivo principal deste breve estudo é, fundamentalmente, utilizar-se como referência conceitual para todos aqueles que desejam realizar pesquisas e estudos relacionados aos temas abordados aqui, e para apoiar ainda mais o aprimoramento das práticas de ensino de professores em atividade na educação infantil.
Analisar e discutir a importância dos jogos na educação infantil na perspectiva da aprendizagem lúdica é uma pesquisa desafiadora, que nos permite refletir e compreender profundamente a importância e o significado da educação infantil.
Nesse nível de ensino, muitas escolas tendem a ensinar formalmente o conhecimento acadêmico de leitura, contagem e escrita sem se preocupar com a natureza lúdica de penetrar no mundo das crianças, que por sua vez constitui seu público.
As autoras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Atribuição CC BY