ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE

Autores/as

  • Alda Auxiliadora Melo Silva Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Artemes Cristina Pires Lamar Instituto de educação Foco de Ensino
  • Cristiane de Laura Ferreira dos Santos Faculdade Afirmativo
  • Idalvina Pereira de Almeida Universidade Federal de MT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10563

Palabras clave:

Recepção. Adaptação. Criança. Berçário.

Resumen

Neste trabalho de pesquisa, propomos resgatar o projeto de acolhimento e adaptação de crianças da creche João Batista Scalabrini, idealizado e implantado em 2016, comparando-o com um projeto de acolhimento e adaptação de crianças da creche e se as ações envolvidas colaboraram para uma melhor adaptação das referidas crianças. É composto por um Memorial Descritivo com o objetivo de relatar fatos importantes da minha vida pessoal e profissional. A importância de acolher a criança nos primeiros dias de aula na Educação Infantil é fundamental para uma melhor adaptação da criança, e para que esse momento seja prazeroso tanto para os pais quanto para as crianças. Para fundamentar essa concepção, foi realizada uma análise comparativa entre os projetos de acolhimento do ano de 2016 e 2017 implantados e executados pela creche municipal João Scalabrini. Essa comparação entre os dois projetos mostrou que, embora os dois projetos de 2016 e 2017 tenham sido muito parecidos nas ações propostas, neste ano (2017) houve maior interação, participação e carinho entre pais, crianças e equipe pedagógica.

Biografía del autor/a

Alda Auxiliadora Melo Silva, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. Ano 2010.Promovida pela Faculdade Afirmativo / Especialista em Gestão Escolar. Ano 2016.Promovida pela Faculdade Capixaba /Licenciatura em Pedagogia. Ano 2005. Promovida pela Faculdade Centro Universitário de Várzea Grande UNIVAG/ Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil. Ano 2010. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. 

Artemes Cristina Pires Lamar, Instituto de educação Foco de Ensino

Graduada em Pedagogia. Instituto de educação Foco de Ensino. CMEI Joana Mont`Serrat. Cuiabá- MT. 

Cristiane de Laura Ferreira dos Santos, Faculdade Afirmativo

Licenciatura plena em Pedagogia. Promovida pela universidade de Cuiabá (UNIC) ano 2017/ pós-graduação em alfabetização e letramento promovido pela Faculdade Afirmativo ano 2018. 

Idalvina Pereira de Almeida, Universidade Federal de MT

Licenciatura em Pedagogia Plena em 2014 pela Universidade Anhanguera Educacional de Campo Grande-MS. Especialização em Educação Infantil, pela Universidade Federal de MT em 2017. 

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Silva, A. A. M., Lamar, A. C. P., Santos, C. de L. F. dos, & Almeida, I. P. de. (2023). ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA CRECHE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 252–275. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10563