THE PORTUGUESE KINGDOM “FOR THE GREATEST GLORY OF GOD”: POLITICAL THINKING IN THE LETTERS OF FATHER ANTÓNIO VIEIRA (1653-1660)

Authors

  • José Rubens de Souza Cardoso SEEDF
  • Marcelo Tadeu Santos UniCEUB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.981

Keywords:

Antonio Vieira. Antigo Regime. Monarquia portuguesa. Religiosidade católica. Poder.

Abstract

A pesquisa proposta busca compreender as relações entre a Igreja Católica e a Monarquia durante o Antigo Regime português, partindo da análise de cartas escritas pelo religioso Padre Antônio Vieira (1608 - 1697) que foram destinadas aos reis de Portugal no século XVII. Isso posto, buscamos descobrir o que o monarca deveria fazer para conduzir melhor sua vida e a de seus súditos, assim nos interessou o que o jesuíta pensava do poder e do estado. O itinerário utilizado consiste na intenção de buscar nas palavras de Vieira, o pensamento político no qual ele, profundamente influenciado com a ideia da firmação de um Estado católico e evangelizador, se posiciona diante de um período de relações de poder em constante movimento. Nessa trilha, utilizamos como referencial metodológico, as noções de análise do discurso de Eni Orlandi e do paradigma indiciário de Carlos Ginzburg.

 

Author Biographies

José Rubens de Souza Cardoso, SEEDF

Graduado em História pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Licenciado em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Pós-graduado em Educação, Política e Sociedade pela Faculdade de São Vicente. Atualmente é professor de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Email: rubenshistoriador7@gmail.com.

Marcelo Tadeu Santos, UniCEUB

Mestre em História pela Universidade de Brasília -UNB e professor do curso de Direito do UniCEUB.

Published

2021-04-30

How to Cite

Cardoso, J. R. de S. ., & Santos, M. T. . (2021). THE PORTUGUESE KINGDOM “FOR THE GREATEST GLORY OF GOD”: POLITICAL THINKING IN THE LETTERS OF FATHER ANTÓNIO VIEIRA (1653-1660) . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 485–512. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.981