INCLUSÃO: DESAFIOS PARA OS EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Authors

  • Estevão Aparecido Ribeiro Faculdade Impactos Brasil- FACIB
  • Fátima Cristina Marinho Corrêa Borges UFMT
  • Marinir de Assunção Peixoto Universidade Anhanguera -Uniderp
  • Miriam Alessandra Rosalves de Campos Instituto Educacional Shekna

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7845

Keywords:

Inclusión. educación infantil. políticas públicas.

Abstract

Este artigo investiga as dificuldades enfrentadas pelos professores da educação infantil, diante do desafio de incluir crianças com necessidades educacionais especiais dentro da creche. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 estabelece que as pessoas com deficiência, inclusive as pessoas com deficiência, estão incluídas nas salas de aula e nas escolas, inclusive as instituições de ensino. No entanto, a implementação da lei esbarra em inúmeras dificuldades, pois exige a inclusão de amplos processos de organização pedagógica (planejamento integrado, seleção de métodos que possam atender a diferentes necessidades, material e tempo de ensino, entre outros). Para conhecer como as Leis e a realidade vivida, vamos examinar e refletir sobre as principais leis e documentos existentes.

Author Biographies

Estevão Aparecido Ribeiro , Faculdade Impactos Brasil- FACIB

Especialização em Educação Física Escolar,no ano de 2021 pela Faculdade Impactos Brasil- FACIB. Graduado  em Educação Física,Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Várzea Grande -Univag no ano de 2009

Fátima Cristina Marinho Corrêa Borges, UFMT

Licenciatura Plena em Pedagogia das Séries Iniciais pela UFMT no ano de 2007 Especialista em Linguagem Brasileira de Sinais e Educação Especial pela Faculdade Eficaz Maringá no ano de 2011 Especialista em Docência na Educação infantil pela UFMT no ano de 2015

Marinir de Assunção Peixoto, Universidade Anhanguera -Uniderp

Pós -graduação lato sensu em Educação Infantil, ano 2021. Promovida pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. Graduação/ Licenciatura em Pedagogia, ano 2015. Promovida pela Universidade Anhanguera -Uniderp.

Miriam Alessandra Rosalves de Campos, Instituto Educacional Shekna

Graduada Licenciatura em Pedagogia ano de 2019 promovida pelo Instituto Educacional Shekna

Published

2022-11-30

How to Cite

Ribeiro , E. A. ., Borges, F. C. M. C. ., Peixoto, M. de A. ., & Campos, M. A. R. de . (2022). INCLUSÃO: DESAFIOS PARA OS EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2553–2559. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7845