A MULTIMODALIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
A escola é um ambiente desafiador que tem papel decisivo na formação de sujeitos atuante no contexto social. Levando-se isso em consideração, o objetivo deste estudo é analisar as contribuições da diversidade dos gêneros textuais no processo formativo na sociedade atual. Desse modo, percebendo a ocorrência da diversidade textual como um artefato que reflete situações concretas do cotidiano capaz de promover uma formação de qualidade quanto à consolidação de habilidades e competências fundamentais para a atuação ativa, crítica, transformadora e emancipadora no âmbito social, buscou-se evidenciar a significância da multimodalidade dos textos com relação ao processo formativo. Este trabalho explora as contribuições da multimodalidade dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se trata de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A fundamentação teórica utilizada, nesta pesquisa, foi indispensável, uma vez que elas fomentaram a problemática. Apropriou-se das ideias dos seguintes autores: Burlamaque; Martins e Araujo (2011), Cardoso (2007), Gil (2008), Lima (2015), Maia (2007), Santos; Tiburtino (2018), Silva (2016), Souza (2019), dentre outros. Desse modo, este trabalho permitiu evidenciar que os gêneros textuais são bem amplos e constituídos de múltiplas linguagens, devem ser significantes aos sujeitos em formação para que haja um processo de compreensão satisfatório. Com isso, os textos devem ser utilizados em sala de aula como artefatos promotores da qualidade do processo formativo, pois se torna indispensável considerar a relevância de textos contextualizados quanto à compreensão, à formulação e à produção de sentido para uma formação humana emancipada.
Downloads
Published
How to Cite
License
Atribuição CC BY