ABORDAGEM DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4046Keywords:
Libertadora. Transformar. Transgredir.Abstract
A presente reflexão tem a intenção de despertar aos leitores um novo olhar sobre a importância da abordagem de gênero e diversidades no ambiente escolar. Sob a crítica reflexiva de hooks e seus estudos de Freire, partimos de que essa abordagem faça parte de uma educação libertadora e transgressora para todos os envolvidos, professores, alunos e comunidade escolar em geral. Em seus trabalhos, a autora demonstrou toda sua paixão por Paulo Freire e a educação libertadora, e reproduziu tanto em sala quanto em seus trabalhos publicados o quanto a pedagogia engajada transformaria as diversidades. A necessidade de termos uma sociedade mais aberta e empática deve partir dos centros educacionais, que são os primeiros transmissores de conhecimentos, para isso, currículos devem ser transformados e adaptados para que essa educação seja realmente efetiva e respeitadora dos direitos dos indivíduos que por sua vez são naturalmente diversos e subjetivos. O contexto histórico sobre gênero precisa ser desmistificado e mais desbravado para que os conceitos impregnados comecem a se dissolver e assim abrir as mentes para um novo olhar e novas concepções.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Atribuição CC BY