DISCURSOS DE ÓDIO NO FACEBOOK: UMA EXPERIÊNCIA ÉTICA A PARTIR DAS REAÇÕES A PUBLICAÇÕES SOBRE ADOLESCENTES QUE COMETEM ATOS INFRACIONAIS
Keywords:
Discurso de Ódio. Facebook. Adolescentes. Atos infracionais.Abstract
O presente estudo tem como objetivo problematizar como se conduz eticamente o sujeito que, no Facebook, reage com discurso de ódio a postagens sobre adolescentes que cometem atos infracionais. Para seu desenvolvimento, a pesquisa articulou procedimentos da genealogia da ética de Foucault, da netnografia, da autonetnografia, da análise de redes sociais e do estudo de caso. Circunscreve-se o seguinte problema de investigação do presente estudo: como se conduz eticamente o sujeito que, no Facebook, reage com discurso de ódio a postagens sobre adolescentes que cometem atos infracionais? Conclui-se que há um discurso de ódio (BRUGGER, 2007) que propaga uma noção do adolescente ainda visto como “menor”, como delinquente, argumentando-se que as redes sociais têm escancarado um lado perverso do humano. Discursos buscam produzir um outro a ser recolhido, exterminado, punido, destituído de humanidade, demonizado. Entende-se que este trabalho possa contribuir para uma reflexão mais profunda sobre o funcionamento do ódio em redes sociais digitais. O objetivo do produto é contribuir com a formação de servidores do Sistema Socioeducativo e profissionais da Educação. Trata-se de vídeos curtos criado com a ferramenta Vyond valendo-se de técnicas como storyboard. O tutorial do processo de criação do vídeo será compartilhado como um Recurso Educacional Aberto com licença Creative Commons, contribuindo assim para a formação de agentes de segurança socioeducativos, equipe técnica, professores e interessados no uso de ferramentas de design instrucional e do Vyond.
Downloads
Published
How to Cite
License
Atribuição CC BY