A TERCEIRA MISSÃO DA UNIVERSIDADE. DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (I&D+I), FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3548

Keywords:

Universidade. Terceira Missão. Desenvolvimento Socioeconômico. Investigação. Desenvolvimento e Inovação (I&D i). Formulação e Implementação de Políticas Públicas. Bem-estar social.

Abstract

Desde suas origens até a atualidade, a Universidade sempre foi confrontada com a necessidade de mudar. Os momentos históricos demonstram as relações de causalidade, especialmente no que refere às mudanças na concepção e ideologia dos Estados e ao conjunto de fatores socioeconômicos e políticos preponderantes para tais transformações. Por conseguinte, ao longo do tempo, as Universidades foram assumindo missões para além das atividades de ensino. Inicialmente foram incorporadas as atividades de pesquisa/investigação científica e mais tarde as atividades de extensão, os serviços à sociedade, o que veio a ser denominado como a Terceira Missão da Universidade. Este artigo aborda as principais questões pertinentes ao tema, em seções distintas, porém intercorrentes, e lança luz sobre uma temática transversal que envolve a sociedade, os governos, as instituições/organizações públicas e privadas, designadamente: Desenvolvimento socioeconômico; Educação; Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i); Formulação e Implementação de Políticas Públicas; Bem-estar social.

Author Biography

Eduardo Moreira Dias

Executivo de Gestão e Operações | Especialista em Gestão Educacional | Especialista em Gestão Comercial, Relacionamento B2B2C e Comunicação Multicanal | Especialista em Políticas Públicas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3696-0815

Published

2021-12-30

How to Cite

Dias, E. M. (2021). A TERCEIRA MISSÃO DA UNIVERSIDADE. DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (I&D+I), FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1015–1032. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3548