ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este livro pretende analisar o continuum da leitura e da escrita à medida que as crianças concluem a pré-escola e ingressam no Ensino Fundamental, com o objetivo de determinar a elegibilidade para leitura e escrita.
É fundamental valorizar o conhecimento que o aluno traz consigo para trabalhar o conhecimento codificado construído pela humanidade.
Escolas e professores, por não perceberem a sua importância para a alfabetização, costumam ser vítimas do uso inadequado de ferramentas como cartilhas, quase sempre sem sentido para o aluno. Deve-se notar que não há maneira de ler e escrever adequadamente sem considerar a alfabetização.
Segundo Coraggio (1998) para atender às expectativas dessa nova legislação, a reforma educacional e curricular deve evoluir no sentido de preparar crianças e jovens para a cidadania. Portanto, é necessário dotá-los de conhecimentos para que possam participar e usufruir dos bens e serviços da sociedade atual, bem como no processo de produção cada vez mais exigente de mão-de-obra qualificada.
Luciana França de Pinho Campos
Luiza Helena Nadaleti Dutra
As autoras.
Downloads
Published
How to Cite
License
Atribuição CC BY