DO CANAVIAL AO PARQUE ECOLÓGICO: MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO TURÍSTICO LIRA ECO PARQUE, EM AMARANTE, PIAUÍ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29291

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Turismo Sustentável. Práticas Ambientais. Conservação Ambiental.

Resumo

Este estudo analisou as práticas de gestão ambiental adotadas pelo Complexo Turístico Lira Eco Parque, localizado em Amarante, Piauí, Brasil. O empreendimento familiar teve origem na produção artesanal de cachaça e, posteriormente, expandiu suas atividades para os setores de hospedagem, lazer ecológico e gastronomia. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando observação direta, realizada em visitas de campo, e aplicação de formulários estruturados aos responsáveis pela Fábrica de Cachaça, Pousada, Parque Ecológico e Restaurante. Foram analisadas medidas de implementação, planejamento e monitoramento, bem como padrões de controle relacionados ao consumo de recursos, à geração de resíduos e à destinação de excedentes. Os resultados demonstraram que a Fábrica de Cachaça se destaca pelo reaproveitamento de resíduos da produção agrícola e pela adoção de medidas de redução do consumo de energia. Na Pousada, foram identificadas práticas de uso sustentável dos recursos naturais e de reaproveitamento de materiais nas instalações. No Parque Ecológico, sobressaíram ações de conscientização, conservação e educação ambiental. No Restaurante, observaram-se medidas de redução do desperdício de alimentos e utilização de insumos produzidos no próprio complexo. Entretanto, foram constatadas fragilidades relacionadas ao controle das emissões de carbono, ao uso de embalagens sustentáveis, à gestão de resíduos e à avaliação dos impactos ambientais. Conclui-se que o empreendimento adota práticas relevantes de gestão ambiental, embora necessite fortalecer seus instrumentos de planejamento, monitoramento e controle para consolidar uma operação mais sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen dos Santos Ferreira Fernandes, Universidade Estadual do Piauí

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Professora Assistente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Dra. Josefina Demes, Floriano, Piauí, Brasil.

Jaíra Maria Alcobaça Gomes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Economia Aplicada, Professora Associada da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e orientadora da dissertação de mestrado, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), Teresina, Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

2026-08-03

Como Citar

Fernandes, H. dos S. F., & Gomes, J. M. A. (2026). DO CANAVIAL AO PARQUE ECOLÓGICO: MAPEAMENTO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO TURÍSTICO LIRA ECO PARQUE, EM AMARANTE, PIAUÍ, BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(8), 1–21. https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29291