AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E SUA REPERCUSSÃO NO CHÃO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2327Keywords:
Políticas Públicas. Avaliação Externa. Repercussão na Escola.Abstract
O tema Avaliação é um dos mais discutidos entre os pesquisadores e os profissionais da educação. Por muito tempo discutia-se, apenas, sobre as avaliações realizadas na escola, isso é, a avaliação da aprendizagem. Esse cenário foi modificado a partir da década de 1990, quando as discussões sobre avaliação externa ganharam centralidade nas agendas governamentais, tornando-se, também, foco de muitos estudos acadêmicos. Nesse estudo, buscou-se refletir sobre o papel que as avaliações têm assumido no contexto escolar brasileiro, destacando possíveis avanços, limites e os efeitos práticos na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, baseada, fundamentalmente, em estudos que tratam dessa temática, a exemplo de Frigotto, Fonseca, Cassasus, dentre outros e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados da pesquisa apontaram para a seguinte compreensão: visto que o sistema cobra resultados, é necessária uma mudança na forma de planejar e executar o trabalho docente na escola. O planejamento deve incorporar as matrizes de referência exigidas nas avaliações externas, possibilitando aos educandos o desenvolvimento das habilidades necessárias e, assim, alcançar melhores resultados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Atribuição CC BY