A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO ATUAL

Autores

  • Maria do Socorro Ferreira Soares Angelim Universidad Interamericana.
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2324

Palavras-chave:

Educação. Escola. Gestão Democrática. Diretor.

Resumo

Este estudo é uma síntese da minha dissertação de mestrado, com contribuição de outros pesquisadores para embasamento das assertivas aqui explanadas. Uma das primeiras ideias que vem à mente ao se falar em “gestão democrática” é a noção de uma gestão participativa, na qual as decisões são tomadas coletivamente incluindo não só os profissionais de educação, mas os seus alunos e a comunidade. Nesse contexto, a referida pesquisa possui entre outros objetivos analisar o papel do gestor frente a uma administração de caráter democrático. Os gestores são peças fundamentais no que diz respeito às mudanças das práticas escolares. Concluímos que os mesmos são incentivadores de novas práticas pedagógicas e possuem um grande poder de ação de envolver o grupo em busca da realização de um trabalho organizado, criando assim um ambiente cooperativo, que valorize as aptidões e a participação do seu grupo.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Ferreira Soares Angelim, Universidad Interamericana.

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), Especialização em Educação Especial - Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006) e Mestrado em Ciências da Educação - Universidad Interamericana (2018). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. E-mail: msocorroangelim@gmail.com

Marcel Pereira Pordeus , Universidade Estadual do Ceará.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

 

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Angelim, M. do S. F. S. ., & Pordeus , M. P. (2021). A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO ATUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1215–1227. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2324