O PAPEL E OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA REDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2322Keywords:
: Coordenador Pedagógico. Formação continuada. Núcleo Gestor.Abstract
: Este trabalho aglutina de forma sucinta minha pesquisa de mestrado em Educação. Para tanto, foi embasado com as asseverações de pesquisadores em gestão escolar e políticas públicas educacionais, haja vista discutir alguns desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico no cotidiano da escola pública atual e tem como objetivo, refletir e estimular a discussão acerca desses obstáculos, os quais o distanciam do seu foco que é a formação continuada dos docentes na escola. A metodologia usada no desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográficae detalhada em livros, artigos científicos publicados em sites na internet e fontes legais que são diretrizes para a educação nacional. Realizou-se a coleta de dados a partir de um resumo de cada fonte utilizada e a seguir, foi feita uma releitura das obras, respeitando o entendimento de cada autor. Diante do exposto, pôde-se concluir que o coordenador deve ser o profissional mais qualificado para a realização da formação continuada no ambiente escolar, embora, seja consciente de que ainda é preciso aprender a lidar com os muitos desafios que ocorrem na função, o que pode ser minimizado através da ajuda imprescindível do núcleo gestor e dos demais funcionários da escola.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição CC BY