CASAMENTO E PARENTALIDADE: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A MANUTENÇÃO E O FORTALECIMENTO DA CONJUGALIDADE

Autores

  • Rosana Rosana Priscilla de Deus Hagemann Centro Universitário de Cascavel Univel
  • Júlia Chiminecki Kissula Centro Universitário Univel

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22186

Palavras-chave:

Conjugalidade. Ciclo vital familiar. Parentalidade. Relacionamento. Mulheres casadas.

Resumo

Este estudo investigou, sob a ótica de mulheres casadas, quais fatores contribuem para a manutenção e fortalecimento da conjugalidade após a chegada dos filhos. A pesquisa parte da compreensão de que a transição para a parentalidade implica mudanças significativas na dinâmica do casal, demandando reorganização de papéis, funções e expectativas. Adota-se como perspectiva a Psicologia Sistêmica, que referência o ciclo vital familiar e as transformações que ocorrem nessa etapa, considerando que o equilíbrio entre as funções de cônjuge e de pai/mãe é essencial para a saúde conjugal e familiar. A população-alvo desta pesquisa foi composta por mulheres casadas no civil, no religioso ou em união estável, com filhos de até 10 anos de idade, que residem no Brasil. A entrevista foi realizada com sete mulheres, selecionadas com o objetivo de garantir diversidade de experiência. Realizadas entrevistas online, via Google Meet, gravadas com consentimento das participantes e conduzidas a partir de um roteiro semiestruturado. A análise dos dados foi executada por meio da técnica de Análise de Conteúdo, buscando identificar categorias temáticas relacionadas à construção da conjugalidade, às mudanças pós-nascimento dos filhos e às estratégias utilizadas para lidar com a sobreposição de papéis. Os resultados apontam que a comunicação entre o casal, a cooperação nas tarefas, aliada à rotina familiar são fatores essenciais para o fortalecimento do vínculo e manutenção da conjugalidade após a chegada dos filhos. Conclui-se que o equilíbrio entre os papéis parentais e conjugais favorece vínculos mais saudáveis, oferecendo subsídios para práticas e intervenções de profissionais que atuam com casais e famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Rosana Priscilla de Deus Hagemann, Centro Universitário de Cascavel Univel

Graduanda de Psicologia Univel (2022 a 2026) - Graduada em Engenharia de Produção pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2009). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unioeste de Cascavel (2012).

Júlia Chiminecki Kissula, Centro Universitário Univel

Professora Orientadora do Centro Universitário Univel - Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense (2015) e Pós- Graduada em Relações Familiares e Intervenções Psicossociais pela Universidade Paranaense (2017).

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

Hagemann, R. R. P. de D., & Kissula, J. C. (2025). CASAMENTO E PARENTALIDADE: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A MANUTENÇÃO E O FORTALECIMENTO DA CONJUGALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3375–3392. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22186