NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E METODOLOGIAS ATIVAS

Authors

  • Magda Schmidt Brasil Universidade Internacional Iberoamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1742

Keywords:

Neurociência cognitiva. Metodologias Ativas. Protagonismo.

Abstract

 A neurociência estuda o Sistema Nervoso e o cérebro com suas complexas estruturas mentais. Compreender como funcionam os processos cognitivos a partir da neurociência tornou-se um desafio para os profissionais da educação. O presente artigo tem a intenção de elucidar como a neurociência contribui para a educação e de que maneira as Metodologias Ativas podem facilitar a trajetória para o desenvolvimento cognitivo, visto que a multiplicidade do cérebro tem a capacidade de traçar rotas alternativas, a fim de adaptar o conhecimento, torna-se necessário investigar os métodos de ensino mais adequados. A aprendizagem está relacionada com as estruturas mentais e a neuroplasticidade cerebral que possibilita transformações a cada novo estímulo ou a cada nova informação. As Metodologias Ativas (MA) são estratégias com inúmeras possibilidades para o processo de aprendizagem. O principal objetivo da MA é impulsionar o estudante ao protagonismo, nesse sentido o sujeito aprendente é o centro do processo com capacidade de construir seu próprio conhecimento, de acordo com a neurociência essa é a estratégia mais favorável para estimular e armazenar o conhecimento. A MA não é uma descoberta recente, iniciou da década de 40 e expandiu ganhando visibilidade a partir dos avanços tecnológicos e da evolução da web. A pergunta que fica para ser respondida no percurso dessa pesquisa, concerne a maneira que as Metodologias Ativas podem contribuir para a educação a partir dos estudos da neurociência cognitiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Magda Schmidt Brasil, Universidade Internacional Iberoamericana

Mestranda em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana. Porto Rico. Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia clínica. Graduada em Pedagogia pela ULBRA, P. Já atuou como professora de rede privada  e como supervisora pedagógica na rede pública da cidade de Esteio no RS. https://orcid.org/0000-0003-0659-843X. E-mail: magda.brasil@gmail.com.

Published

2021-07-31

How to Cite

Brasil, M. S. . (2021). NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1017–1032. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1742