APLICABILIDADE DA SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGENCIA: DO CONTEXTO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15640

Palavras-chave:

Enfermagem. SAE. Urgência e Emergência.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no cuidado a pacientes dos setores de urgência e emergência. Para tal, realizou-se uma revisão integrada da literatura, objetivando coletar e resumir o conhecimento científico já desenvolvido sobre esta temática para melhor compreendê-la. A aplicabilidade da SAE pelos profissionais de enfermagem é obrigatória em seus locais de atuação. Além disso, a mesma reduz os riscos à segurança do paciente, assim como facilita o exercício profissional da enfermagem, uma vez que padroniza a assistência prestada por seus profissionais. Contudo, alguns profissionais apresentam déficit na compreensão de sua aplicação, o que atrapalha tangenciar o seu objetivo. Portanto, a SAE é de grande valia não só para os profissionais de enfermagem, haja vista que facilita seu exercício profissional, como também para os pacientes, pois reduz os riscos a sua segurança. Assim, deve-se reforçar a sua aplicação nos diversos âmbitos de atuação da enfermagem para que se possa ter uma assistência eficaz e de qualidade.

Biografia do Autor

Giovanna Alhan de Oliveira, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2953-5730 Lattes: http://lattes.cnpq.br/4178465124376871. 

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF; Docente do curso de enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8655-3789 Lattes: http://lattes.cnpq.br/5861383899592596.

Gabriel Nivaldo Brito Constantino, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9129-1776 Lattes: https://lattes.cnpq.br/6012963939507446.

Luiz Filipe Moreira Capitulino, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0009-0007-3931-1366 Lattes: http://lattes.cnpq.br/5979554072424678. 

Lorena do Amaral da Silva, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0009-0007-0194-3085 Lattes: https://lattes.cnpq.br/7107803939387850. 

Raíssa da Conceição Salles, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-8348-7767 Lattes: http://lattes.cnpq.br/6782637906396044. 

Dayane da Cunha Prevost, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2081-1842 Lattes: https://lattes.cnpq.br/3461292010636104. 

Lucas Formozo Esquerdo, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-7334-4635 Lattes: https://lattes.cnpq.br/2160233355014742.

Ricardo Melo Peres Sapucaia, Universidade Iguaçu

Graduado em Educação Física e Acadêmico de Enfermagem da Universidade Iguaçu. 

Raphael Barbosa Silva, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Especialista em Saúde do Trabalhador, Docente da preceptoria do curso de enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Camilla Cristina de Souza Barbosa, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-7061-0985 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3216801799607230; 

Jeniffer da Silva Nunes Menezes, Universidade Iguaçu

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-0996-8368  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6952871006163459. 

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

Oliveira, G. A. de, Ribeiro, W. A., Constantino, G. N. B., Capitulino, L. F. M., Silva, L. do A. da, Salles, R. da C., … Menezes, J. da S. N. (2024). APLICABILIDADE DA SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGENCIA: DO CONTEXTO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1874–1893. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15640