MARCOS LEGAIS E DIRETRIZES NO BRASIL: ATUAÇÃO DOFONOAUDIÓLOGO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31432

Palavras-chave:

Fonoaudiologia Educacional, Educação Especial, Legislação

Resumo

A Fonoaudiologia Educacional atua na interface entre saúde e educação, contribuindo para a promoção da comunicação, da aprendizagem e da participação dos estudantes no ambiente escolar. Este artigo de revisão de literatura analisa a articulação entre a atuação fonoaudiológica educacional e os principais marcos legais e normativos relacionados à Educação Básica, à Educação Especial e à prática profissional no Brasil. Foi realizado levantamento bibliográfico em repositórios oficiais do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Fonoaudiologia, com análise descritiva e qualitativa dos dispositivos legais e resoluções. Os achados evidenciam uma atuação colaborativa, preventiva e intersetorial, voltada à identificação de barreiras comunicacionais e de aprendizagem, à formação de professores, à acessibilidade comunicativa, ao uso de tecnologias assistivas e à colaboração com o Atendimento Educacional Especializado. Destaca-se a delimitação dos espaços de atuação profissional, com vedação da prática clínica e terapêutica individualizada no ambiente escolar e encaminhamento à Rede de Atenção à Saúde diante de demandas clínicas. Conclui-se que a evolução dos marcos legais fortalece a identidade da Fonoaudiologia Educacional como parceira do processo pedagógico, promovendo saúde, acessibilidade, inclusão e participação dos estudantes.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luísa Hamel Birkhan, Universidade Federal de Santa Maria

    Discente do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Maria. 

  • Isabella Veloso Moreira Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

    Discente, Universidade Federal de Santa Maria.

  • Gabriela Nascimento Dalla Santa, Universidade Federal de Santa Maria

    Discente do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Maria.

  • Ana Carolina Ahlert Brandt, Universidade Federal de Santa Maria

    Discente do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Maria. 

  • Simone Nicolini de Simoni, Universidade Federal de Santa Maria

    Fonoaudiologa, mestre e doutora em distúrbios da comunicação humana. Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria. Professora do programa de pós-graduação em distúrbios da comunicação humana. Coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria.

  • Hélinton Goulart Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

    Orientador. Professor substituto do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria. Fonoaudiologo, mestre e doutorando em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. 

     

Downloads

Publicado

2026-10-29

Como Citar

Birkhan, M. L. H., Andrade, I. V. M., Santa, G. N. D., Brandt, A. C. A., Simoni, S. N. de, & Moreira, H. (2026). MARCOS LEGAIS E DIRETRIZES NO BRASIL: ATUAÇÃO DOFONOAUDIÓLOGO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-13. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.31432

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.