HAMBÚRGUER VEGANO À BASE DE TOFU DEFUMADO ENRIQUECIDO COM FARINHA DE QUINOA (CHENOPODIUM QUINOA) E FARINHA DE TRIGO SARRACENO (FAGOPYRUM ESCULENTUM)

Autores

  • Anne Karollyne de Souza Oliveira Miranda Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Beatriz Haruka Hamawaki Suzuki Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Eduardo Monteiro Santana Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Adriana Régia Marques de Souza Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Láisa Gomes Dias Universidade Federal do Tocantins image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29986

Palavras-chave:

Novos produtos alimentícios. Sem glúten. À base de plantas.

Resumo

As mudanças nos hábitos alimentares têm impulsionado a demanda por produtos que conciliam saúde, sustentabilidade e inovação, destacando o crescimento do consumo de proteínas vegetais. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um hambúrguer vegano à base de tofu defumado, enriquecido com farinha de quinoa (Chenopodium quinoa) e farinha de trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum), com foco na aceitabilidade sensorial e potencial de comercialização. Foram elaboradas três formulações contendo 70% de tofu defumado, variando-se as proporções das farinhas: FA (10% de cada farinha), FB (15%) e FC (20%). A avaliação sensorial foi realizada com 100 julgadores não treinados, utilizando escala hedônica estruturada de sete pontos, considerando aparência, aroma, sabor e textura, além de testes de intenção de compra. Os resultados indicaram baixa aceitação sensorial para todas as formulações, conforme os índices de aceitabilidade, sendo o sabor amargo residual das farinhas o principal fator limitante. Apesar disso, o estudo evidencia o potencial nutricional e tecnológico dessas matérias-primas no desenvolvimento de produtos plant-based. Como perspectivas futuras, recomenda-se a adoção de estratégias para redução do amargor, visando melhorar a aceitação sensorial e a viabilidade comercial do produto.

151 43

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anne Karollyne de Souza Oliveira Miranda, Universidade Federal de Goiás

    Estudante de engenharia de alimentos, Universidade Federal de Goiás.

  • Beatriz Haruka Hamawaki Suzuki, Universidade Federal de Goiás

    Estudante de engenharia de alimentos, Universidade Federal de Goiás.

  • Eduardo Monteiro Santana, Universidade Federal de Goiás

    Estudante de engenharia de alimentos, Universidade Federal de Goiás.

  • Adriana Régia Marques de Souza, Universidade Federal de Goiás

    Engenheira Química, Universidade Federal de Goiás, Departamento de Engenharia de Alimentos.

  • Láisa Gomes Dias, Universidade Federal do Tocantins

    Engenheira de Alimentos, Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Downloads

Publicado

2026-09-03

Como Citar

Miranda, A. K. de S. O., Suzuki, B. H. H., Santana, E. M., Souza, A. R. M. de, & Dias, L. G. (2026). HAMBÚRGUER VEGANO À BASE DE TOFU DEFUMADO ENRIQUECIDO COM FARINHA DE QUINOA (CHENOPODIUM QUINOA) E FARINHA DE TRIGO SARRACENO (FAGOPYRUM ESCULENTUM) . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(9), 1-13. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29986