JURIMETRIA E GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA JUDICIALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29646

Palavras-chave:

Jurimetria. Judicialização. Gestão Universitária. Ensino Superior. Estatística.

Resumo

A judicialização do ensino superior tem se intensificado nos últimos anos, impondo desafios à gestão universitária e ao sistema jurídico. Apesar desse crescimento, ainda são escassos estudos empíricos que empreguem métodos quantitativos para identificar padrões, prever decisões e subsidiar políticas institucionais. Nesse contexto, a jurimetria, entendida como a aplicação de técnicas estatísticas à análise de dados jurídicos, apresenta-se como abordagem promissora, porém ainda pouco explorada no campo educacional. Este estudo realiza uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de mapear a produção científica que aplica métodos estatísticos à análise de litígios envolvendo instituições de ensino superior. Foram consultadas as bases Scopus, Web of Science, SciELO, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Repositório da Universidade de Lisboa. A seleção, orientada por critérios de inclusão e exclusão baseados nas diretrizes PRISMA, resultou em 12 estudos. Os resultados evidenciam o predomínio, no cenário internacional, de técnicas inferenciais, como regressões múltiplas e modelos lineares generalizados, enquanto, no Brasil, prevalecem análises descritivas relacionadas a matrícula, cotas e permanência estudantil. Conclui-se que, embora incipiente, a jurimetria apresenta potencial para aprimorar a gestão universitária e subsidiar políticas preventivas e estratégias administrativas mais eficientes.

73 44

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raissa França Conceição Rodrigues, UFBA

    Bacharel em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • Ângelo Márcio Oliveira Sant' Anna, UFBA

    Coautor e Professor Orientador. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • Vivian de Oliveira Fernandes, UFBA

    Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2026-08-18

Como Citar

Rodrigues, R. F. C., Sant' Anna, Â. M. O., & Fernandes, V. de O. (2026). JURIMETRIA E GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA JUDICIALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(8), 1-21. https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29646

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.