ZUMBIDO SOMATOSSENSORIAL NO BRASIL: TENDÊNCIAS DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E IMPLICAÇÕES PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24354

Palavras-chave:

Zumbido. Córtex somatossensorial. Serviços de Saúde. Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: Analisar tendências das produções acadêmicas brasileiras sobre zumbido somatossensorial e discutir suas implicações para a organização da atenção à saúde Métodos: Revisão narrativa, mediante busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre agosto e setembro de 2024. Foram selecionados estudos os quais abordassem avaliação e tratamento do zumbido somatossensorial nos serviços de saúde. Resultados: Foram identificados 14 estudos, com maior foco no diagnóstico do zumbido em comparação ao tratamento. Identificou-se uma lacuna no conhecimento sobre a escassez de estudos longitudinais sobre intervenções. Conclusão: As produções analisadas indicam crescimento do interesse acadêmico pelo zumbido somatossensorial no Brasil. As lacunas identificadas impactam a organização da atenção à saúde, ao dificultar a consolidação de protocolos clínicos, linhas de cuidado e práticas multiprofissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde.

237 211

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andriele dos Santos Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Hélinton Goulart Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Marina Rodrigues Bertão, Universidade Federal de Santa Maria

    Acadêmica do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Angela Kemel Zanella, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Michele Vargas Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Docente do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2026-02-26

Como Citar

Cavalheiro, A. dos S., Moreira, H. G., Bertão, M. R., Zanella, A. K., & Garcia, M. V. (2026). ZUMBIDO SOMATOSSENSORIAL NO BRASIL: TENDÊNCIAS DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E IMPLICAÇÕES PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(2), 1-17. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24354

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.