AS IMPLICAÇÕES DO DIREITO À VIDA E AS PRÁTICAS SILENCIOSAS DA EUTANÁSIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17191

Palavras-chave:

Eutanásia. Direito à Vida. Liberdade Individual.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as implicações jurídicas da eutanásia em relação ao direito à vida e à liberdade individual, com foco em compreender os desafios éticos, sociais e legais que cercam a prática no contexto brasileiro. Para tanto, utilizou-se uma revisão de literatura abrangendo 14 estudos que abordam a eutanásia sob diferentes prismas, como aspectos civis, penais e bioéticos, bem como suas implicações na dignidade humana e na autonomia do paciente. A metodologia incluiu a análise de publicações nacionais e internacionais, explorando conceitos como morte digna e o contraste com o suicídio assistido, além de avaliar a previsão legal e a interpretação jurisprudencial da eutanásia no Brasil. Os principais resultados indicaram que, enquanto a eutanásia permanece criminalizada no país, há um debate crescente sobre a necessidade de regulamentação para garantir decisões informadas e humanizadas em contextos de sofrimento irreversível. Observou-se também uma resistência significativa influenciada por fatores culturais e religiosos, o que dificulta avanços no tema. Conclui-se que um marco regulatório ético e criterioso pode ser fundamental para assegurar o equilíbrio entre a proteção da vida, a dignidade humana e a liberdade individual dos pacientes, promovendo um debate mais inclusivo e contínuo sobre o tema no Brasil.

497 480

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danielly Cunha de Oliveira, ULBRA

    Acadêmico de Direito, Centro Universitário Luterano de Santarém- ULBRA.

  • Jullie Faustino Sirotheau, ULBRA

    Acadêmico de Direito, Centro Universitário Luterano de Santarém- ULBRA.

  • Aerllen Mattos Almeida, ULBRA

    Acadêmico de Direito, Centro Universitário Luterano de Santarém- ULBRA.

  • Maria Alice Reis dos Santos, ULBRA

    Acadêmico de Direito, Centro Universitário Luterano de Santarém- ULBRA.

  • Peter Hugo dos Santos Rasera, ULBRA

    Acadêmico de Direito, Centro Universitário Luterano de Santarém- ULBRA.

  • Laira Borgaro Santos, ULBRA

    Acadêmico de Direito, Centro Universitário Luterano de Santarém- ULBRA.

  • Lorena Guimarães Ferreira Honorato, ULBRA

    Docente do curso de Direito pelo CEULS ULBRA. Mestra em Promoção de Saúde. 

  • Marcos Manoel Honorato, UNAMA

    Docente do Curso de Medicina, Universidade do Estado do Pará-UEPA. Docente e coordenador do Curso de Medicina UNAMA, Santarém-PA.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Oliveira, D. C. de, Sirotheau, J. F., Almeida, A. M., Santos, M. A. R. dos, Rasera, P. H. dos S., Santos, L. B., Honorato, L. G. F., & Honorato, M. M. (2024). AS IMPLICAÇÕES DO DIREITO À VIDA E AS PRÁTICAS SILENCIOSAS DA EUTANÁSIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(12), 468-481. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17191

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 26

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.