ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES QUEIMADOS UTILIZANDO A PELE DE TILÁPIA

Autores

  • Marcela Bibiani Bueno de Oliveira UNIRP
  • Ana Carolina Rondeli Bigatão UNIRP
  • Ingrid Maria Rodrigues das Neves UNIRP
  • Lara Kethlyn Souza de Oliveira UNIRP
  • Lisandra de Neiras Americo UNIRP
  • Egle Franciane Monteiro UNIRP
  • Francine da Silva e Lima de Fernando UNIRP
  • Tatiana Moreira Afonso UNIRP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.16973

Palavras-chave:

Enfermagem. Queimaduras. Tilápia. Ferimentos. Tratamento.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com objetivo apresentar uma assistência de enfermagem no tratamento de pacientes queimados por meio da utilização de pele de tilápia. A metodologia adotada foi uma revisão narrativa de literatura qualitativa, na qual foram analisados 41 artigos, dos quais 27 foram selecionados para a produção do texto. A enfermagem desempenha um papel fundamental no processo de cuidado, desde a avaliação inicial das lesões até o acompanhamento contínuo do paciente. A aplicação da pele de tilápia é uma tecnologia recente, eficaz e de fácil aplicação, que alivia a necessidade de trocas diárias de curativos, reduz o desconforto do paciente e acelera a recuperação, principalmente devido à presença de colágeno tipo I, que favorece a cicatrização. O papel da equipe de enfermagem neste contexto é essencial, exigindo competências específicas para garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes, além de investigar e aplicar as melhores práticas no uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras.

707 412

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcela Bibiani Bueno de Oliveira, UNIRP

    Discente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto-UNIRP, São José do Rio Preto-SP. Enfermeira Mestre, docente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto –UNIRP, São José do Rio Preto –SP

  • Ana Carolina Rondeli Bigatão, UNIRP

    Discente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto-UNIRP, São José do Rio Preto-SP. Enfermeira Mestre, docente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto –UNIRP, São José do Rio Preto –SP;

  • Ingrid Maria Rodrigues das Neves, UNIRP

    Discente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto-UNIRP, São José do Rio Preto-SP. Enfermeira Mestre, docente do curso de graduação em enfermagem do Centro  Universitário  de  Rio  Preto –UNIRP, São José do Rio Preto –SP.

  • Lara Kethlyn Souza de Oliveira, UNIRP

    Discente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto-UNIRP, São José do Rio Preto-SP. Enfermeira Mestre, docente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário  de  Rio  Preto –UNIRP, São José do Rio Preto –SP.

  • Lisandra de Neiras Americo, UNIRP

    Discente do curso de graduação e m enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto-UNIRP, São José do Rio Preto-SP. Enfermeira Mestre, docente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto –UNIRP, São José do Rio Preto –SP.

  • Egle Franciane Monteiro, UNIRP

    Enfermeira Especialista, docente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto –UNIRP, São José do Rio Preto –SP.

  • Francine da Silva e Lima de Fernando, UNIRP

    Enfermeira Doutora, docente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de  Rio  Preto-UNIRP, São José do Rio Preto- SP.

  • Tatiana Moreira Afonso, UNIRP

    Enfermeira Mestre, docente do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário de  Rio  Preto –UNIRP, São José do Rio Preto –SP.

Downloads

Publicado

2025-03-12

Como Citar

Oliveira, M. B. B. de, Bigatão, A. C. R., Neves, I. M. R. das, Oliveira, L. K. S. de, Americo, L. de N., Monteiro, E. F., Fernando, F. da S. e L. de, & Afonso, T. M. (2025). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES QUEIMADOS UTILIZANDO A PELE DE TILÁPIA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(3), 739-752. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.16973

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.