A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ARISTOTÉLICO NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO À LUZ DA OBRA “ÉTICA A NICÔMACO”

Autores

  • Lia Thamer Pontifícia Universidade Católica de São Paulo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15963

Palavras-chave:

Aristóteles. Ética a Nicômaco. Direito processual penal.

Resumo

Aristóteles, filósofo grego, discorre sobre ética, moral e justiça em sua obra Ética a Nicômaco, abordando ações cotidianas para firmar verdadeiro tratado sobre o bem viver em sociedade. As concepções abordadas na obra podem ser relacionadas ao direito processual penal brasileiro contemporâneo, demonstrando a atualidade e a influência do pensamento aristotélico na ciência ocidental do direito. Esse artigo busca analisar e relacionar conceitos básicos do direito processual penal àqueles abordados por Aristóteles em Ética a Nicômaco, bem como apontar a relevância de tais ideias face aos desafios enfrentados pelo legislador e pelo operador da lei.

513 515

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lia Thamer, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestranda em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduada em Direito Penal pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Analista Jurídica no Ministério Público do Estado de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

Thamer, L. (2024). A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ARISTOTÉLICO NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO À LUZ DA OBRA “ÉTICA A NICÔMACO”. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(10), 407-421. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15963

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.