O SECRETARIADO EXECUTIVO E A FUNÇÃO DE COGESTOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10325

Palavras-chave:

Secretariado Executivo. Cogestor. Autoetnografia.

Resumo

O perfil do profissional de secretariado executivo passou por diversas transformações no decorrer da sua história e, nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e com a eclosão da pandemia de COVID-19, as mudanças foram intensificadas. Tais mudanças fizeram com que o profissional adotasse um perfil ainda mais adaptável e analítico dentro das organizações, incorporando atividades multifuncionais, em nível gerencial e estratégico, que demandam conhecimentos, habilidades e competências complexas dentro das suas atribuições. Ante o exposto, o objetivo deste trabalho foi investigar se os profissionais de secretariado lotados nos Cursos de Extensão em Ensino de Línguas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) atuam como cogestores. Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa autoetnográfica. A partir dos dados coletados, foi possível analisar que as funções exercidas pelos estudantes de secretariado na instituição relacionam-se com as funções de um cogestor. Além da análise documental, também foi elaborado um relato autoetnográfico pela autora que atuou no Curso de Extensão em Língua Espanhola (CELES) reflexionando sobre as atividades realizadas como Secretária durante o seu período de estágio.

548 442

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Franciele Natali de Paula, Universidade Federal de Viçosa

    Graduanda em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa. 

  • Venan Lucas de Oliveira Alencar, Universidade Federal de Viçosa

    Doutor e Mestre em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Professor no curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

  • Cristiane Ribeiro Coelho, Universidade Federal de Viçosa

    Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais- CEFET-MG (2022). Licencianda em Letras - Português/Espanhol pela Faculdade Dom Alberto (2021-2023). Especialista em Revisão de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2022). Especialista em Produção Textual pela Faculdade Dom Alberto (2020). Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2013).

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Paula, F. N. de, Alencar, V. L. de O., & Coelho, C. R. (2023). O SECRETARIADO EXECUTIVO E A FUNÇÃO DE COGESTOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(5), 4611-4625. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10325

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.