REGIMES INTERNACIONAIS DE COOPERAÇÃO PENAL E HARMONIZAÇÃO NORMATIVA NA EXTRADIÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28632

Palabras clave:

Cooperação Penal Internacional. Extradição. Regimes Internacionais. Harmonização Normativa. Direitos Humanos.

Resumen

A crescente internacionalização da criminalidade e o fortalecimento das relações transnacionais exigiram o desenvolvimento de mecanismos jurídicos capazes de promover a cooperação entre Estados na repressão de delitos que ultrapassam fronteiras territoriais. Nesse contexto, os regimes internacionais de cooperação penal desempenham papel fundamental na harmonização de procedimentos e na construção de parâmetros normativos comuns destinados a assegurar maior efetividade à persecução penal internacional. O presente artigo analisa a formação dos regimes internacionais de cooperação penal, examinando sua influência sobre a evolução da extradição contemporânea e sobre o processo de harmonização normativa entre diferentes sistemas jurídicos. Utilizou-se metodologia qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, com análise de tratados internacionais, instrumentos multilaterais e contribuições doutrinárias relacionadas ao tema. Os resultados demonstram que a cooperação penal internacional passou a constituir elemento indispensável para o enfrentamento da criminalidade transnacional, ao mesmo tempo em que exige compatibilização permanente com os direitos humanos e as garantias fundamentais. Conclui-se que a harmonização normativa promovida pelos regimes internacionais fortalece a efetividade da extradição e contribui para a consolidação de uma governança jurídica internacional baseada na cooperação e na proteção da dignidade humana.

159 33

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Tamila Faria Rodrigues, São Luís University

    Graduada em Direito. Mestre em Ciências Jurídicas, com ênfase em Direito Internacional. Doutoranda de Direito pela São Luís University.

  • Rafael Sousa Moraes, São Luís University

    Graduado em Direito. Mestre em Ciências Jurídicas, com ênfase em Direito Internacional. Doutorando de Direito pela São Luís University.

  • Ozana Lucia da Silva, São Luís University

    Graduada em Direito. Mestre em Direito. Doutoranda de Direito pela São Luís University. 

  • José Moizaniel Formiga Dias, São Luís University

    Graduado em Direito. Mestre em Ciências Jurídicas, com ênfase em Direito Internacional. Doutoranda de Direito pela São Luís University. 

  • Samantha Nunes de Oliveira, São Luis University

    Graduada em Direito. Mestranda em Direito pela São Luis University. 

  • James Dean Rodrigues Lima, São Luís University

    Graduado em Direito. Mestrando em Direito pela São Luís University. 

  • Flávia Priscila Moreira Soares Fernandes, São Luís University

    Graduada em Direito. Mestranda em Direito pela São Luís University. 

Publicado

2026-07-10

Cómo citar

Rodrigues, T. F., Moraes, R. S., Silva, O. L. da, Dias, J. M. F., Oliveira, S. N. de, Lima, J. D. R., & Fernandes, F. P. M. S. (2026). REGIMES INTERNACIONAIS DE COOPERAÇÃO PENAL E HARMONIZAÇÃO NORMATIVA NA EXTRADIÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(7), 1-10. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28632

Artículos más leídos del mismo autor/a