INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL

Autores/as

Palabras clave:

Recursos táteis. Recursos auditivos. Deficiência visual. Educação inclusiva. Tecnologia assistiva.

Resumen

Esta obra : "Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual: Desafios, Avanços e Perspectivas no Brasil" constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo.

A inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Brasil representam um campo multifacetado e em constante evolução, onde se entrelaçam desafios históricos, avanços tecnológicos e perspectivas promissoras para um futuro mais igualitário. Este eBook visa explorar essas dimensões, oferecendo uma análise crítica sobre o panorama atual e propondo caminhos para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

A deficiência visual, que abrange desde a baixa visão até a cegueira total, apresenta complexos desafios que impactam a vida cotidiana, o acesso à educação, ao mercado de trabalho e à participação plena na vida  social. Apesar dos significativos avanços nas últimas décadas, muitos obstáculos permanecem, exigindo uma abordagem integrada e contínua para a promoção da acessibilidade e inclusão.

O Brasil, com sua diversidade e complexidade social, tem avançado em várias frentes, desde legislações e políticas públicas até inovações tecnológicas e práticas pedagógicas. A Lei   Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), por exemplo, representa um marco importante ao assegurar direitos e promover a acessibilidade em diversos setores. Contudo, a implementação eficaz dessas políticas.

Esperamos que este eBook contribua para uma compreensão mais profunda dos temas abordados e inspire ações concretas para promover um Brasil mais acessível e inclusivo para todos, independentemente das suas habilidades visuais. A jornada rumo à inclusão é um esforço coletivo, e cada passo dado representa uma vitória na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Organizadores,

Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Alberto da Silva Franqueira

Ubiranilze Cunha Santos

670 278

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

    Doutoranda em Ciências da Educação. Instituição: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

  • Alberto da Silva Franqueira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

    Doutorando em Ciências da Educação. Instituição: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

  • Ubiranilze Cunha Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

    Doutoranda em Ciências da Educação. Instituição: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2024-09-12

Número

Sección

E-books

Categorías

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Franqueira, A. da S., & Santos, U. C. (2024). INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 15-162. https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/15698

Artículos más leídos del mismo autor/a

1-10 de 50

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.