UTILIZAÇÃO DA PIPER METHYSTICUM (L.) E PASSIFLORA INCARNATA (L.) NO TRATAMENTO DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

Autores/as

  • Manuela Conceição da Silva Universidade Salvador- UNIFACS
  • Natalia Batista de Souza Universidade Salvador- UNIFACS
  • Thifani dos Santos Rocha Universidade Salvador- UNIFACS
  • Juliana Azevedo da Paixão Universidade Salvador- UNIFACS
  • Ana Maura Carvalho Moura de Alcantara Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1052

Palabras clave:

TAG. Fitoterápicos. Covid-19. Piper methysticum (L.). Passiflora incarnata (L.).

Resumen

As medidas de controle recomendadas no contexto da pandemia do COVID-19 tem afetado a população em muitos calibres das condições de vida e de saúde e, entre elas, de forma significativa o componente de saúde mental como a ansiedade e a   depressão. Objetivo: Revisar, através da literatura científica, a eficácia, interações farmacológicas e benefícios do uso dos fitoterápicos kava-kava (Piper methysticum L.) e maracujá (Passiflora incarnata L.) como alternativas terapêuticas para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), agravados em tempos de pandemia. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática qualitativa, na qual utilizou-se os sites eletrônicos SciELO, PubMed, Google acadêmico, ANVISA e OMS para a busca de dados. Resultados: Observou-se que os principais benefícios da utilização de fitoterápicos diz respeito ao custo reduzido, à facilidade de acesso e ao baixo índice de efeitos colaterais e reações adversas. Encontrou-se um número considerável de informações que demonstraram a utilização e a procura de fitoterápicos à base de P. Incarnata para tratar as psicopatologias como o TAG, durante o isolamento social e a quarentena. Não foram encontrados números significativos de estudos capazes de comprovar a utilização da P. Methysticum durante a pandemia da COVID-19. Considerações finais: Sugere-se que as espécies P. Incarnata e P. Methysticumão eficazes para o tratamento do TAG por possuir alto valor medicinal com propriedades farmacológicas ansiolíticas, anticonvulsivantes e sedativas.

3765 2998

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Manuela Conceição da Silva, Universidade Salvador- UNIFACS

    Acadêmica do curso de farmácia da Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador – BA. E-mail: manusilva915@gmail.com.

  • Natalia Batista de Souza, Universidade Salvador- UNIFACS

    Acadêmica do curso de farmácia da Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador – BA. E-mail: natybio17@gmail.com.

  • Thifani dos Santos Rocha, Universidade Salvador- UNIFACS

    Acadêmica do curso de farmácia da Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador – BA. E-mail: thifani.rocha@outlook.com.

  • Juliana Azevedo da Paixão, Universidade Salvador- UNIFACS

    Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); especialista em farmacologia aplicada à prática clínica pela AVM-Faculdade Integrada; mestre em recursos genéticos vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); docente na Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador – BA. E-mail: juliana.paixao@unifacs.br.

  • Ana Maura Carvalho Moura de Alcantara, Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC

    Farmacêutica e especialista em farmácia clínica e hospitalar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Salvador – BA. E-mail: anamauracarvalho@gmail.com.

Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Silva, M. C. da, Souza, N. B. de, Rocha, T. dos S., Paixão, J. A. da, & Alcantara, A. M. C. M. de. (2021). UTILIZAÇÃO DA PIPER METHYSTICUM (L.) E PASSIFLORA INCARNATA (L.) NO TRATAMENTO DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(4), 959-973. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1052

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.