GEOGRAPHIC DELIVERY: A TRIP AROUND THE WORLD THROUGH GEOTECHNOLOGIES AS INSTRUMENTS TO HELP IN TEACHING GEOGRAPHY

Authors

  • Lucimar Barbosa Pereira Matos Christian Business University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15008

Keywords:

Geographic education. Geotechnologies. Hybrid teaching.

Abstract

INTRODUÇÃO: O ensino de geografia atual está cercado de discussões acerca de ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Diante dessa perspectiva, o “Delivery Geográfico” surge como resposta à necessidade de trazer mecanismos para desenvolver cada vez mais a autonomia dos alunos e os transformando em sujeitos pesquisadores e construtores de conhecimento, dando-lhes a capacidade de compreender o mundo ao seu redor. OBJETIVO: Promover no ensino a inserção das geotecnologias e ferramentas digitais que contribua no desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, possibilitando o aluno a construir autonomia como um sujeito que busca, pesquisa e elabora conhecimento para a compreensão do mundo e do lugar ao qual está inserido. METODOLOGIA: O método utilizado está baseado na pesquisa-ação-participativa, onde as pessoas são envolvidas coletivamente a fim de esclarecer e elevar o nível de conhecimento desses grupos. Tal metodologia objetiva divulgar e conscientizar os alunos sobre a importância da construção de um projeto de vida, com a finalidade de assegurar uma educação humanizada e tecnológica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluindo esta abordagem que rompe com o ensino engessado e que está totalmente enraizado na educação brasileira, observa-se que tal iniciativa promove integração entre estudantes através das geotecnologias, aplicativos e o próprio pensamento do indivíduo. Dessa forma, a tecnologia aliada ao ensino mostrou-se uma ferramenta poderosa para unir e engajar, contribuindo para que os alunos possam enfrentar os desafios do século XXI.

365 231

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Lucimar Barbosa Pereira Matos, Christian Business University

    Mestrando pela Christian Business University. Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela UEPB. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia/UNINTER.  Licenciatura em Geografia pela UVA.  Licenciatura em Pedagogia pela UEPB.  Currículo Lattes: //lattes.cnpq.br/8779651478886840.

     

Published

2024-07-26

How to Cite

Matos, L. B. P. (2024). GEOGRAPHIC DELIVERY: A TRIP AROUND THE WORLD THROUGH GEOTECHNOLOGIES AS INSTRUMENTS TO HELP IN TEACHING GEOGRAPHY. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2960-2965. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15008

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1-10 of 50

You may also start an advanced similarity search for this article.