OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE ISOFLAVONAS EM MULHERES NA PÓS MENOPAUSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Maria Fernanda Pinto Barbedo Universidade de Vassouras
  • Tathyane Porfírio de Oliveira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9936

Palavras-chave:

Mulher. Isoflavonas. Pós-menopausa. Fitoestrogênio.

Resumo

A menopausa é marcada pelo fim do ciclo reprodutivo da mulher e está relacionada à diminuição da produção do hormônio estrogênio. As consequências dessa redução hormonal são sintomas físicos prejudiciais à saúde e ao bem-estar da mulher, exigindo a necessidade de reposição adequada. As isoflavonas são semelhantes ao estrogênio feminino e, portanto, exercem ação estrogênica. O objetivo deste estudo foi avaliar os possíveis benefícios do uso das isoflavonas como alternativa à reposição hormonal. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa e caráter descritivo nas bases de dados Pubmed e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores Women, Isoflavones and Postmenopause. Como critérios de inclusão foram selecionados Ensaios Clínicos Controlados Randomizados em Português, Espanhol e Inglês, publicados entre 2011 e 2021, obtendo-se 26 artigos. Os resultados incluem artigos relacionados aos sintomas clássicos da pós-menopausa, bem como qualidade de vida geral, saúde cognitiva, prevenção da osteoporose, atuação no tecido vaginal e níveis de triglicerídeos, além da melhor forma de uso e dosagem. Os benefícios são maior observados na atuação nos sistemas clássicos da menopausa, na insônia, na prevenção da osteoporose e manutenção do epitélio vaginal, sendo poucos associados aos níveis de triglicerídeos e à saúde cognitiva. Conclui-se que mais pesquisas são necessárias, embora o uso de isoflavonas se mostre como opção interessante na alternativa terapêutica em mulheres na pós-menopausa.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Pinto Barbedo, Universidade de Vassouras

Estudante da Universidade de Vassouras: 2018-2023. 

Tathyane Porfírio de Oliveira, Universidade de Vassouras

Especialização em Residência Médica em Ginecologia e Obstétrica. Graduação: Centro de Ensino Superior de Valença, FAA, Brasil. CV: http://lattes.cnpq.br/7814466041110537. ID Lattes: 7814466041110537. Última especialização: 2019 – 2022. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Barbedo, M. F. P., & Oliveira, T. P. de. (2023). OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE ISOFLAVONAS EM MULHERES NA PÓS MENOPAUSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1899–1914. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9936