REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DO LÚDICO NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA CAPES E SCIELO (2017-2021)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9844Palavras-chave:
Educação Infantil. Ludicidade. Revisão de literatura.Resumo
Este artigo aborda a ludicidade no campo da educação. De forma específica, busca explicar como o lúdico tem sido abordado e debatido em artigos de periódicos científicos. Para tanto, realizou-se um estudo de revisão de literatura no banco de dados da Scielo e da Capes, em que se considerou os artigos científicos publicados no período de 2017 a 2021. Doze artigos foram selecionados, destes: dois artigos tratam de pesquisas relacionadas a estas e são explicados na segunda seção; dois artigos investigam a concepção de ludicidade, abordados na terceira seção; e, por fim, oito artigos abordam a ludicidade e a educação e se concentram em três concepções de ludicidade, como direito da criança, como Produção de Cultura e como possibilidade do fazer docente na prática pedagógica. Conclui-se que, o lúdico é um espaço de trocas, de socialização, expressão e significação e que isso pode justificar a heterogeneidade de compreensão da ludicidade na produção científica investigada. Este estudo, além de sistematizar as pesquisas do campo, apresenta o que há de comum e específico em cada uma delas e possibilita a visibilidade de lacunas a serem aprofundadas e problematizadas na área da ludicidade e da educação infantil.
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