ANÁLISE METALOGRÁFICA DO FERRO FUNDIDO NODULAR

Autores

  • João Vitor Magalhães Ramos Silva Afya Uniredentor
  • João Vitor Macieira Resende Afya Uniredentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9290

Palavras-chave:

Ferro fundido. Análise metalográfica. Nodulização. Propriedades mecânicas.

Resumo

O ferro fundido nodular, além de possuir alta resistência à tração, apresenta inúmeras possibilidades de aplicação que permite a obtenção de diferentes estruturas. Assim, foi obtida uma amostra de uma catraca para freio de caminhão com objetivo de realizar uma análise metalográfica e obter o percentual de perlita e ferrita. Além disso, compreender os aspectos que envolvem tal processo para correlacionar o resultado obtido com o esperado pela literatura. Foram utilizados quatro métodos no processo de preparação da amostra, sendo esses: corte, lixamento, polimento e ataque químico. Na primeira etapa foi realizado o corte da amostra, sendo esse, efetuado de forma lenta para evitar que ocorresse danos na superfície da peça. Posteriormente, foi realizado o lixamento com objetivo de eliminar marcas mais profundas e arranhões na superfície da peça decorrido do processo anterior. Após o lixamento, efetuou-se o polimento da peça, onde foi atribuído à máquina uma velocidade de 150 a 600 rpm, usando alumina 0,3µc e percorrendo para alumina 0,1µc. Por fim, operou-se o ataque químico com Sol Nital (5% de ácido nítrico e 95% de álcool), ficando, a peça, imersa por 35 a 40 segundos. O material apresentou como resultado 55% de perlita e 45% de ferrita, sendo esses dados correlacionados com a literatura comprovando a composição da microestrutura.

Biografia do Autor

João Vitor Magalhães Ramos Silva, Afya Uniredentor

Afya Uniredentor. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9386-1667.

João Vitor Macieira Resende, Afya Uniredentor

Afya Uniredentor.

 

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Silva, J. V. M. R., & Resende, J. V. M. (2023). ANÁLISE METALOGRÁFICA DO FERRO FUNDIDO NODULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 2220–2231. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9290