PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA: PARANORAMA MUNDIAL DE PATENTES E PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DO AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA)

Autores

  • Hudson Aguiar Serique PROFNIT/UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9243

Palavras-chave:

Açaí. Euterpe oleracea. Estudo Prospectivo.

Resumo

O presente trabalho mostra um estudo prospectivo realizado em bases de dados de documentos de patentes e publicações científicas que apresentam tecnologias geradas a partir do Açaí (euterpe oleracea). Para a realização deste, utilizou-se a plataforma Orbit Intelligence e a base de dados Lens, usando os termos: : “Acai”, “Euterpe oleracea”, “Acai AND Euterpe oleracea”, “Acai OR Euterpe oleracea”. Identificou-se 356 famílias de patentes com maior concentração no segmento de alimentos, cosméticos e química e 3.392 artigos publicados, sendo o Brasil com o maior número de publicações científicas . Por fim, o estudo revela que a empresa Mary Kay detém a maior número de patentes ativas, o que demonstra o interesse em potencial mercado de cosméticos com produtos sustentáveis. O Brasil é o maior país em publicação de artigos científicos, detém o 2º lugar em número de patentes depositadas.

Biografia do Autor

Hudson Aguiar Serique, PROFNIT/UFOPA

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFOPA), Especialista em Gestão Escolar (UFOPA), Pedagogo (UFPA), Cursando Administração (Universidade Estácio de Sá).  

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Serique, H. A. (2023). PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA: PARANORAMA MUNDIAL DE PATENTES E PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DO AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 604–617. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9243