EDUCAÇÃO WALDORF E BRINCADEIRAS NO JARDIM DE INFÂNCIA: UMA EXCELENTE PROPOSTA TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8915Palavras-chave:
Jogo. Pedagogia Waldorf. Antroposofia. Rudolf Steiner.Resumo
Este artigo apresenta uma análise teórica da concepção do jogo nas escolas Waldorf. Especial ênfase é dada ao caso da educação infantil e sua relação com a atividade lúdica. Para cobrir uma análise dessas características, este trabalho parte de uma abordagem esquemática tanto da figura do considerado ideólogo dessa singular alternativa educacional, Rudolf Steiner, quanto dos mais destacados princípios teóricos da pedagogia Waldorf. Para este estudo, toma-se como referência uma perspectiva historiográfica crítica, claramente sintonizada com as correntes contemporâneas no campo da história das ideias. A contribuição fundamental deste trabalho se concentra em detectar seis características que definem o jogo para a educação de natureza antroposófica a partir de uma perspectiva teórica. Estas características do jogo no jardim de infância Waldorf são: a sua capacidade de contribuir para a consolidação de certos marcos evolutivos, a ligação que apresenta com a natureza imitativa da criança, a sua localização em momentos que favorecem a respiração; o uso de objetos feitos com materiais naturais e versáteis; a exclusão de elementos intelectuais de seus objetivos; e, finalmente, sua ligação com o desenvolvimento espiritual das crianças. Tudo isso leva a concluir com a principal novidade que a pedagogia Waldorf traz para o debate em torno do brincar, da infância e da educação, ou seja, a necessidade que esse movimento pedagógico afirma de integrar a educação ao brincar e nunca o contrário.
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