PROTOTIPAGEM DE UMA RÉGUA DIGITAL DE PRECISÃO UTILIZANDO O ARDUÍNO PARA A INSPEÇÃO GEOMÉTRICA DO TRILHO FERROVIÁRIO PERLÍTICO PÓS SOLDAGEM

Autores

  • Walace de Barros Silva Universidade de Vassouras
  • Alex Franco Ferreira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8711

Palavras-chave:

Régua. Arduíno. Inspeção. Solda. Trilhos.

Resumo

Nos pátios de soldagem do setor ferroviário, o processo de soldagem por faísca (Flash Butt Welding - FBW) de trilhos ferroviários perlíticos é padronizado por meio de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) baseados em normas e processos normativos que regem o controle de qualidade da soldagem durante o processo de soldagem. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma régua de precisão digital para otimizar a inspeção geométrica de soldas brutas. Para a prototipagem, uma placa Arduino foi programada em C++ para receber as leituras do sensor de distância a laser e imprimir a informação correspondente no display LCD, referente ao empenamento vertical e horizontal do tarugo. Depois de soldar. Como a precisão do sensor usado depende de certos fatores que causam variação na leitura, os dados recebidos do sensor variam. Comparado aos programas atuais que utilizam calibradores tipo faca, o protótipo é bem otimizado em programas de inspeção geométrica devido à facilidade de uso e observação das leituras de medição. Para a futura implementação do projeto final, é necessário o uso de sensores com maior precisão e mínima variação (na faixa de um centésimo de milímetro).    

Biografia do Autor

Walace de Barros Silva, Universidade de Vassouras

Universidade de Vassouras/ Vassouras/ RJ/ Brasil.

Alex Franco Ferreira, Universidade de Vassouras

Universidade de Vassouras/ Vassouras/ RJ/ Brasil.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Silva, W. de B. ., & Ferreira, A. F. . (2023). PROTOTIPAGEM DE UMA RÉGUA DIGITAL DE PRECISÃO UTILIZANDO O ARDUÍNO PARA A INSPEÇÃO GEOMÉTRICA DO TRILHO FERROVIÁRIO PERLÍTICO PÓS SOLDAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 711–727. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8711