MICROGRAVIDADE COMO PROMOTORA DA ANEMIA ESPACIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Erivania Maria Timóteo da Cruz Universidade Cruzeiro do Sul
  • Brendo Henrique da Rocha Centro Universitário UniAmérica
  • Felipe Rodrigues de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.8662

Palavras-chave:

Anemia. Astronauta. Gravitação. Requerimentos nutricionais. Voo espacial.

Resumo

Frequentemente é observado em astronautas que se submetem a missões espaciais de curta ou longa duração, diversas alterações neuropsicológicas e fisiológicas, entre elas a anemia. Acredita-se que a anemia espacial é decorrente da exposição desse astronauta à microgravidade, onde essa é capaz de provocar aceleração na destruição de glóbulos vermelhos e também alteração do metabolismo do ferro. Esta revisão integrativa da literatura teve como objetivo principal, propor a investigação da ação da microgravidade no desencadeamento da anemia espacial. Foram realizadas buscas por artigos sobre o tema nas bases de dados PubMed, Medline e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), por meio dos descritores: Astronautas; Gravitação; Voo espacial; Anemia; Requerimentos nutricionais, utilizando os operadores Booleanos “AND” e “OR” para o cruzamento desses entre si. Como critérios de inclusão, foram admitidos aqueles nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola, publicados entre 2011 a 2022, com texto completo e acesso aberto e gratuito, além de obedecerem à temática proposta. Os resultados desta pesquisa indicaram o quão a microgravidade pode afetar os diversos sistemas orgânicos de astronautas que se submetem ao voo espacial de curta ou longa duração, porém seus mecanismos exatos ainda não são bem compreendidos.

Biografia do Autor

Erivania Maria Timóteo da Cruz, Universidade Cruzeiro do Sul

Nutricionista. Especialista em Nutrição Esportiva Funcional - Universidade Cruzeiro do Sul. Paulista, Pernambuco, Brasil. 

Brendo Henrique da Rocha, Centro Universitário UniAmérica

Biomédico. Especialista em Hematologia e Hemoterapia - Centro Universitário UniAmérica. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Felipe Rodrigues de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Biomédico e Cirurgião Dentista. Doutor em Clínica Integrada - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Cruz, E. M. T. da, Rocha, B. H. da, & Almeida, F. R. de. (2023). MICROGRAVIDADE COMO PROMOTORA DA ANEMIA ESPACIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2311–2323. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.8662