O TELETRABALHO NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA PERMANÊNCIA EM MASSA DESTE REGIME DE TRABALHO

Autores

  • Walisson Klisman Silva Coelho Universidade Federal de Goiás
  • Suyene Monteiro da Rocha Universidade do Tocantins- UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8514

Palavras-chave:

Teletrabalho. Pós-pandemia. COVID-19. Implicações.

Resumo

Este trabalho busca analisar os aspectos da ampla adoção e permanência do regime de teletrabalho no período que sucede a pandemia do COVID-19 no país, tendo como principal objetivo demonstrar as implicações decorrentes desse fenômeno na esfera do Direito do Trabalho. Fala-se sobre esta modalidade de prestação de serviços ao passo em que se explica seus elementos, abordando seu histórico de implementação no Brasil. É realizado um estudo acerca de suas benesses e malefícios de um ponto de vista amplo, tendo como sujeitos os funcionários, as empresas e a sociedade como um todo. Demonstra-se algumas das consequências fáticas do ponto de vista do Direito do Trabalho em relação à consolidação da ampla implantação e continuidade do regime de teletrabalho no período em questão. Para isso, utiliza-se do método de pesquisa bibliográfico, tomando como base o estudo de obras publicadas bem como da legislação pertinente. Como estratégia didática, o artigo se divide em três tópicos. No primeiro explora-se o conceito de teletrabalho e a cronologia da legislação que o rege. No segundo são apresentadas as vantagens e desvantagens deste regime de trabalho, de forma abrangente, em relação a alguns sujeitos, fazendo-se uma análise que caminha por diferentes perspectivas e possibilitam o sopesamento de um elemento em relação ao outro. No terceiro tópico parte-se para o estudo das implicações do teletrabalho a partir do ponto de vista jurídico, demonstrando-se como as desvantagens se tornam desafios a serem enfrentados para que os direitos trabalhistas sejam devidamente resguardados.    

Biografia do Autor

Walisson Klisman Silva Coelho, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em direito pela Universidade Federal de Goiás.

Suyene Monteiro da Rocha, Universidade do Tocantins- UNITINS

Professora orientadora. Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia (BIONORTE/ UFAM), Mestre em Ciências Ambientais (UFT) e bacharel em Direito pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS).

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Coelho, W. K. S. ., & Rocha, S. M. da . (2023). O TELETRABALHO NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA PERMANÊNCIA EM MASSA DESTE REGIME DE TRABALHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 514–534. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8514