ENSAIOS SOBRE RELATIVISMO LINGUÍSTICO

Autores

  • Ariel Von Ocker Editora-chefe no projeto Revista Ikebana

Palavras-chave:

Epêntese Vocálica. Ensino de PLE. Cenários de Ocorrência. Relativismo Linguístico.Semântica. Prefixos de Negação. Linguística Comparada. Léxico.

Resumo

O presente livro é resultado de minha pesquisa desenvolvida durante estágio de docência de Português Língua Estrangeira (PLE), na Universidade Federal de Mato Grosso.
Sem dúvida, os/as/es profissionais da língua que já puderam exercer a docência de sua L1 já digladiaram-se em alguma medida com determinados problemas inerentes a semelhante prática. Diante do que eu experienciei, o que explicitou-se para mim como maior riqueza e, ao mesmo tempo, maior limitação dentro do agir docente foi precisamente o fato de que meu alunado e eu não compartilhávamos da mesma concepção de mundo.
Nesse sentido, muito mais do que dilemas linguísticos, o que se apresenta em uma sala de PLE é uma série de (des)encontros de realidades simbólicas absolutamente distintas. A docente, pois, nesse ínterim, se encontra diante de múltiplos desafios. Ora, nos deparamos com a necessidade de ensinar a língua baseada em seu uso real, pois é com tal realidade que cada estudante se encontrará na vida real. Ora, surgem questões intrínsecas às culturas de onde emergem as pessoas estrangeiras.
Assim, pois, me detive ao longo de minhas pesquisas sobre o problema do Relativismo Linguístico, enquanto, na minha própria realidade, eu o vivenciava. Meu texto, destarte, apresenta o recorrido investigativo que fiz partindo de um trabalho baseado no sistema linguístico per se para chegar a um raciocínio mais abstrato acerca das línguas em questão.
Reconheço, sabendo dos limites de minhas possibilidades, que semelhante livro não esgota os temas com os quais se propõe trabalhar. Sem embargo, saliento também que é mister que se comece de alguma parte. Tendo em vista, pois, que ambas as áreas sobre as quais escrevo; a saber: o Relativismo Linguístico e o ensino de PLE são campos pouco estudados no Brasil, parece-me que a presente contribuição possui seu valor.
Em suma, tenho, por isso, o objetivo de apresentar, na presente obra, algumas reflexões preliminares acerca na área da linguística; sobretudo, nas áreas de concentração de Descrição e Análise de Línguas Modernas, Linguística Aplicada e Filosofia da Linguagem. Almejo que tais reflexões e estudos possam, em alguma medida, oferecer subsídios e estímulos a quem interesse o tema em questão.

Biografia do Autor

Ariel Von Ocker, Editora-chefe no projeto Revista Ikebana

Escritora, psicanalista e professora. Já trabalhou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC). Autora com oito livros publicados, atualmente ministra classes de Português Como Língua Estrangeira no Núcleo de Línguas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) além de trabalhar como editora-chefe no projeto Revista Ikebana.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Ocker, A. V. . (2022). ENSAIOS SOBRE RELATIVISMO LINGUÍSTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–69. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8039

Edição

Seção

E-books

Categorias