PREPARAR OS ALUNOS PARA OS DESAFIOS DA ATUALIDADE: O QR CODE COMO POTENCIAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Patrícia Alexandra Luísa Viegas Universidade do Algarve- Portugal
  • Francisco Baptista Gil Universidade do Algarve- Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8009

Palavras-chave:

TIC. QR Code. Aprendizagem cooperativa. Inclusão. Inovação.

Resumo

Com este trabalho pretende-se apresentar uma experiência educativa, baseada em atividades práticas com recurso ao QR Code. Experiência desenvolvida numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico duma escola do ensino público em Portugal. Pretendeu-se, através desta ferramenta, promover as aprendizagens e, consequentemente, possibilitar que um grupo heterogéneo de crianças experienciasse tecnologias recentes através de uma utilização educativa. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas com o recurso à aprendizagem cooperativa, com o intuito de fomentar a comunicação, o debate e uma efetiva exploração e envolvência das temáticas em aprendizagem. Através do trabalho desenvolvido, foi possível verificar que o QR Code permite uma abordagem desafiante e inovadora dos conteúdos que se pretendem lecionar, bem como um maior envolvimento dos alunos que se reflete positivamente na sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Patrícia Alexandra Luísa Viegas, Universidade do Algarve- Portugal

Mestre em Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.° Ciclo do Ensino Básico na Universidade do Algarve.

Francisco Baptista Gil, Universidade do Algarve- Portugal

Professor Adjunto da Universidade do Algarve. Doutorado pela Universidade de Sevilha, Espanha, pós-doctorado pela Universidade de Huelva. 

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Viegas, P. A. L. ., & Gil, F. B. (2022). PREPARAR OS ALUNOS PARA OS DESAFIOS DA ATUALIDADE: O QR CODE COMO POTENCIAL DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 10–16. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8009