A CIDADE, A SOCIEDADE E OS PODERES CONSTITUIDOS: UMA NOVA FORMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Luigi Bertoncini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.- PUC – RJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.789

Palavras-chave:

Conselho, Participação popular, Direitos, Democracia participativa.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica que parte das descobertas realizadas em uma pesquisa de mestrado defendida na área de Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas sociais, que teve como objetivo o estudo da participação do cidadão em conselhos municipais de gestão de políticas públicas. Uma nova concepção de gestão pública por meio da efetiva participação democrática, do cidadão, de entidades e organizações e dos diversos segmentos da sociedade junto as coisas públicas é que possibilita que a sociedade tenha acesso e a efetiva atuação nas decisões e na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. De fato, é um novo olhar para esta dimensão tão desgastada nos dias atuais quando se trata, por exemplo, de audiência pública ou algo semelhante. É uma nova perspectiva de gestão sem atravessador, políticos, assim atuação direta junto ao poder executivo para definir aquilo que é difuso e coletivo, saindo da esfera do personalismo e interesse pessoal, passando sempre para o que é de interesse geral e bem comum.

Biografia do Autor

Luigi Bertoncini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.- PUC – RJ

Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas sociais, UNITAL.  Pós-Graduação em Formação Política dos Cristãos Leigos. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.- PUC – RJ. E- mail: lbcini@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Bertoncini, L. . (2021). A CIDADE, A SOCIEDADE E OS PODERES CONSTITUIDOS: UMA NOVA FORMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 452–458. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.789