A TRANSIÇÃO DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIANINHA/RN
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.783Palavras-chave:
Transição, Educação Infantil, Ensino Fundamental.Resumo
A transição das crianças do nível V da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental tem provocado indagações para a educação, principalmente no que tange às políticas públicas e sua adequação às práticas pedagógicas. O objetivo deste artigo é analisar e discutir questões que atravessam essas etapas a partir de pesquisa desenvolvida com alunos do nível V da Educação Infantil de 2016 até o 1º Ano do Ensino Fundamental I em 2017 do turno vespertino numa Escola Municipal do município de Goianinha/RN. Pesquisar as práticas com crianças nestas duas modalidades de ensino permitiu problematizar o trabalho de acompanhamento deles nesse processo de mudança. Mais do que conceber essa mudança de modo dicotômico, trata-se de pensar, para além, das transições e desafios na organização dos sistemas de ensino e em termos de políticas e gestão pública, de propostas curriculares, de formação de professores e de todos os profissionais envolvidos neste trabalho. Com este objetivo, o primeiro item analisa as perspectivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que o docente tem acesso para trabalhar com as crianças de 5 a 6 anos. O segundo apresenta a pesquisa no que diz respeito a formação dos professores em destaque. O terceiro sugere prioridades para o trabalho com a leitura e a escrita com o intuito de obter resultados satisfatórios em relação ao avanço do desempenho escolar dos alunos.
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