A TRANSIÇÃO DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIANINHA/RN

Autores

  • Elizângela das Chagas Lemos Universidade Potiguar
  • Raquel Cássia Domingues Morato Secretaria de Educação de Goianinha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.783

Palavras-chave:

Transição, Educação Infantil, Ensino Fundamental.

Resumo

A transição das crianças do nível V da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental tem provocado indagações para a educação, principalmente no que tange às políticas públicas e sua adequação às práticas pedagógicas. O objetivo deste artigo é analisar e discutir questões que atravessam essas etapas a partir de pesquisa desenvolvida com alunos do nível V da Educação Infantil de 2016 até o 1º Ano do Ensino Fundamental I em 2017 do turno vespertino numa Escola Municipal do município de Goianinha/RN. Pesquisar as práticas com crianças nestas duas modalidades de ensino permitiu problematizar o trabalho de acompanhamento deles nesse processo de mudança. Mais do que conceber essa mudança de modo dicotômico, trata-se de pensar, para além, das transições e desafios na organização dos sistemas de ensino e em termos de políticas e gestão pública, de propostas curriculares, de formação de professores e de todos os profissionais envolvidos neste trabalho. Com este objetivo, o primeiro item analisa as perspectivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que o docente tem acesso para trabalhar com as crianças de 5 a 6 anos. O segundo apresenta a pesquisa no que diz respeito a formação dos professores em destaque. O terceiro sugere prioridades para o trabalho com a leitura e a escrita com o intuito de obter resultados satisfatórios em relação ao avanço do desempenho escolar dos alunos.

 

 

 

Biografia do Autor

Elizângela das Chagas Lemos, Universidade Potiguar

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar (2003) e Pedagogia pela Universidade Potiguar.E-mail: elizangela_cl@yahoo.com.br.

Raquel Cássia Domingues Morato, Secretaria de Educação de Goianinha

Graduação em supervisão e inspeção escolar pela faculdade do meio ambiente e tecnologia de negócio, Brasil(2012). Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Goianinha, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Lemos, E. das C. ., & Morato, R. C. D. . (2021). A TRANSIÇÃO DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIANINHA/RN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 363–372. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.783