FÉ E CIÊNCIA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR SOBRE O ABORTO, A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA RELIGIÃO E DA BIOÉTICA

Autores

  • Antônio Sérgio Mendes Bezerra Universidade de Araraquara, UNIARA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.774

Palavras-chave:

Fé. Ciência. Interdisciplinaridade. Teologia. Bioética. Aborto.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem sobre o aborto a partir da interdisciplinaridade entre fé e ciência; isto é, tecer uma reflexão a partir de contribuições da teologia e da bioética. Para isso, adotou-se a metodologia revisão bibliográfica. Essa perspectiva de trabalho e o modelo de metodologia ajudou a constatar a necessidade de se superar o isolamento das ciências em relação à teologia, e vice-versa. Ou seja, há uma necessidade de se fomentar o diálogo a partir dos avanços científicos e das teorias da interdependência destes saberes. Além disso, o artigo faz uma leitura das causas do aborto no Brasil e sinaliza aspectos determinantes a esse problema de saúde pública e que tem, em seu bojo, fatores que levam a essa prática abortiva no Brasil e em outros países. Por fim, baseado nos achados ao longo desse trabalho, apresenta-se uma reflexão acerca dos valores inerentes à dignidade da pessoa humana desde a concepção e por todo o ciclo de vida.

Biografia do Autor

Antônio Sérgio Mendes Bezerra, Universidade de Araraquara, UNIARA

Especialização em Ecologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil. Graduação em Teologia pela Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil e em Pedagogia com Habilitação em Biologia- Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Bezerra, A. S. M. . (2021). FÉ E CIÊNCIA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR SOBRE O ABORTO, A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA RELIGIÃO E DA BIOÉTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 251–268. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.774