O FUTURO DA CRIAÇÃO: TENTATIVAS PARA O DIÁLOGO ENTRE TEOLOGIA E CIÊNCIA A PARTIR DA CRISE ECOLÓGICA

Autores

  • José Armando Vicente Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3420

Palavras-chave:

Criação. Futuro. Diálogo.

Resumo

Pergunta-se: o que significa, pois, estudar o “futuro da criação”? De fato, diante da atual crise ecológica, urge perguntar se a criação tem futuro. Sem dúvida, não é uma empresa fácil responder a essa questão. A ideia o “futuro da criação” pode ser classificada de várias maneiras, conforme se refira à meta (telos) ou fim (finis) da criação. Se a criação possui uma meta, esta consiste em que ela se cumpra, e a criação caminha passo a passo e com segurança rumo a esta meta. As leituras científicas de Friedman, Lamaitre, Hubble, Hyle, Hsu nos ajudarão a resolver o problema no contexto do futuro da criação: a idéia comum é que existe, não obstante, uma marcante assimetria entre o estado inicial e o estado final da criação. De outro lado, a leitura cristã de Okure,  Moltmann, Penha, Boff, nos mostrará que todas as coisas foram criadas com vistas ao Messias, pois o Messias redimirá todas as coisas para sua verdade e as reunirá para o reino de Deus e, dessa forma, levará  a criação à consumação.

Biografia do Autor

José Armando Vicente, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte

Doutor em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte – Brasil. Doutorando em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI-MX. Linha de Pesquisa: Multiculturalidade, Interculturalidade em educação. Pesquisador nas seguintes áreas: Teologia das religiões; Pluralismo religioso. Diálogo Inter-religioso; Teologia Africana; as religiões; Educação: Multiculturalismo e Interculturalidade; Bilíngüismo e Plurilínguismo, Multilinguismo.  Mestre em Teologia Sistemática (2012) pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte - Brasil. . Pós-graduando em Educação Bilíngui e Plurilíngui na PUC - MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduando em Educação Bilíngui e Plurilíngui na PUC - MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduação Lato Sensu em Especialização para Formadores de  Presbíteros (2010), no Instituto Santo Tomás de Aquino – Belo Horizonte - Brasil; Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Sociologia e Psicologia Social (2019), na Universidade Estácio de Sá. Graduado em Filosofia (1999), no Seminário Maior de Filosofia em Moçambique; graduado  em Teologia (2005) no Instituto Santo Tomás de Aquino – Belo Horizonte – Brasil. E-mail: josarvicente@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Vicente, J. A. . (2021). O FUTURO DA CRIAÇÃO: TENTATIVAS PARA O DIÁLOGO ENTRE TEOLOGIA E CIÊNCIA A PARTIR DA CRISE ECOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 78–93. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3420