O SUJEITO E O OUTRO NO TRATAMENTO DA TOXICOMANIA

Autores

  • Gláucia Brandão de Vasconcelos Liga Acadêmica de Psicanálise e Psicopatologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.764

Palavras-chave:

Droga. Toxicomania. Elaboração. Psicologia. Psicanálise.

Resumo

Esse artigo é  resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada com o objetivo de investigar as contribuições da psicoterapia voltada às pessoas que buscam a ressignificação da sua relação  com a droga. Como resultado da pesquisa, evidenciou-se que é possível, a partir da queixa clínica e do desejo manifesto do sujeito diante à busca pelo tratamento da toxicomania, contribuir com intervenções que possibilitem a produção de novas subjetivações, ressignificando o papel do objeto droga através do processo de fala e das elaborações fomentadas no âmbito psicoterapêutico, onde se estabelece uma outra noção de sujeito. Conclui-se que as intervenções psicológicas e o setting estabelecido favorecem a ampliação do manejo do sofrimento, possibilitando ao sujeito em tratamento, o rearranjo de suas ações em suas formas de existências.

 

Biografia do Autor

Gláucia Brandão de Vasconcelos, Liga Acadêmica de Psicanálise e Psicopatologia

Graduada em Psicologia pela Faculdades Integradas São Pedro; Pós- graduada em Educação Pobreza e     Desigualdade Social pela UFES; Pós- graduada em Dependência Química pela Faculdade Icetec-Futura; Membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Psicopatologia. E-mail: galuvasconcelos@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Vasconcelos, G. B. de. (2021). O SUJEITO E O OUTRO NO TRATAMENTO DA TOXICOMANIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 141–153. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.764